Vereadores do Crato apresentam projeto de lei de Sítio Urbano



O Crato deverá ter seu primeiro Sítio Urbano reconhecido por lei municipal. Na última sessão da Câmara Municipal, segunda-feira, (11/11), foi apresentado Projeto de Lei de iniciativa dos Vereadores Amadeu de Freitas (PT), Pedro Lobo (PT) e Renan Almeida (Patriotas) que reconhecem o Sítio Urbano do Gesso e estabelecem mecanismos de apoio ao desenvolvimento do cultivo de árvores frutíferas e plantas medicinais. O projeto foi apresentado a partir de reinvindicação do Coletivo Camaradas que vem defendendo a ideia de urbanização social e de arborização frutífera como forma de criar mecanismos para o bem viver e o cuidado comunitário.

Caso seja aprovado, o projeto reconhece o Sítio Urbano do Gesso, área localizada às margens da linha férrea, na extensão da Rua Monsenhor Juviniano Barreto, entre a Estação Crato do Metrô e a Escola de Educação Profissional Maria Violeta Arraes Gervaseau.

Está previsto no projeto que o Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e da SAAEC apoiarão as iniciativas e as ações do Sítio Urbano do Gesso no fornecimento de insumos, implementos e assistência técnica para seu bom desenvolvimento.

O trabalho teve início em 2016, através de projeto Semear e Colher desenvolvido pela rede Solivida e contou com a participação das ONGs Nova Vida, Verde Vida, Coletivo Camaradas e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Atualmente, a área conta com uma variedade de 22 frutíferas e com mais 80 árvores, algumas já dando frutos, além de plantas medicinais. Essas mudas de plantas resultam de doações de ativistas ambientais, SAAEC, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, ONG Verde Vida e Nova Vida, Coletivo Camaradas e moradores.

Os moradores vêm cuidando do seu sítio e a expectativa é ver as árvores dando sombra, fruto, espaços de convivência comunitária e melhorando a qualidade do ar.   
           
Conforme a projeto apresentado pelos vereadores, o  Poder Executivo Municipal terá o Sítio Urbano do Gesso como modelo para o incentivo à implantação comunitária de áreas verdes, de agricultura urbana, do cultivo de árvores frutíferas e plantas medicinais no espaço urbano do Crato.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário