Mestre Roxinha terá terreiro com seu nome no Crato



 
Mestre Roxinha 
A tradição das quadrilhas juninas atravessa gerações e movimentam comunidades. No Crato, por mais de duas décadas, Raimundo José de Sousa, o mestre Roxinha, coordenou a sua brincadeira, na comunidade do Gesso. Na frente da sua casa, na rua Horácio Jácome juntavam brincantes e moradores para participarem e assistirem os ensaios, mesmo com pouca iluminação pública, a animação era garantida.   

O Mestre Roxinha faleceu em 2016. O último ano que apresentou a sua quadrilha foi em 1998.  A sua filha Maria Roselândia Saraiva de Sousa “Ranana” conta com entusiasmo as histórias do seu pai e diz que antes dela nascer, o mestre Roxinha já tinha sua a quadrilha. Ranana destaca que seu pai, circulava com a brincadeira por diversos lugares. “Ele era conhecido como Rochinha das Quadrilhas”, enfatiza a filha.

Um grupo de moradores da Comunidade do Gesso decidiram se organizar para criar mais um terreiro na localidade e homenagear  Roxinha.   O local escolhido para a instalação do terreiro fica localizado a poucos metros onde morou o mestre, nas margens da linha férrea e antes da Escola Profissionalizante Violeta Arraes.   

A inauguração acontecerá no dia 30 de novembro, a partir das 18h, com homenagens, cine-Gesso e Sarau.  

A ideia dos moradores é movimentar o Terreiro com apresentações constantes. A localidade fica próximo do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri – URCA, do Sesc e de diversas outras organizações que atuam no entorno da comunidade.      

  

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário