Por que "Escola Sem Partido"?

Por Francisco Duarte*

Essa fala do Frota(que os professores/as devem ser vigiados/as e censurados/as) demonstra o quão a categoria está acuada e desprestigiada. Isso independentemente dele ser uma das pessoas menos respaldadas para falar sobre educação.  Em época de triunfo de práticas fascistoides(o fascismo ainda não se configura em sua totalidade!), é  recorrente o ataque à professores, à jornalistas e à artistas, por estes viverem em constante diálogo com a população. 

O projeto Escola Sem Partido surge nesse cenário, tendo como principais objetivos: amedrontar e silenciar os/as professores/as, com o falso pretexto de coibir a doutrinação dos estudantes por vieses religiosos, políticos e ideológicos. Lógico, as diretrizes do capitalismo e do governante do momento (Bolsonaro já dita a partir da eleição!) são postos em xeque.  Os/as mestres poderão, tranquilamente, continuarem a propalar a ideia do esforço individual, como condicionante principal para os jovens serem as mulheres e os homens "de sucesso" do amanhã.  Os/as profissionais da educação  não serão infortunados na hipótese de atribuírem às pessoas(na individualidade) serem as únicas responsáveis pela pobreza, pela violência e pela desagregação social( por essa lógica, somos preguiçosos/as e violentos/as "de berço"!)

Não acredito que a categoria se portará de maneira passiva a mais esse acinte( não bastam desonrosos salários, bombas de "efeito moral", balas de chumbo e spray de pimenta?)!

É preciso mostrar ao Brasil e ao mundo, a força de uma categoria, constituída por mais de 3 milhões de integrantes, e que, mais uma vez, será primordial na LUTA contra o absolutismo, contra o autoritarismo e contra a tentativa de imbecilizar as pessoas(kit gay, pintura da bandeira nacional,...).

Aconselhamos a formação de grupos de estudo e de luta em cada escola e em cada município, para o enfrentamento dos falsos doutos do magistério(Frotas,  Maltas Bolsonaros,...) e, principalmente, a quem eles representam: interesses estadunidenses, empresários nacionais e estrangeiros e as fundações e institutos particulares( se autoproclamam defensores da educação laica!).

Sejamos como as formigas de Patativa do Assaré, ao enfrentarem o Boi Zebu(aparentemente inabalável!). Elas se multiplicam e o picam em todas as partes do corpo e conseguem afugentar o soberbo da entrada do formigueiro, voltando a transitarem com liberdade  de dentro para fora e de fora para dentro da coletiva moradia! 









Prof. Francisco Duarte 
 *Professor da rede estadual de ensino do Ceará.  


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário