Coronavírus: prefeitura de Juazeiro do Norte responde carta de reivindicações dos Trabalhadores da Cultura do Cariri. Crato e Barbalha não se manifestaram

Renato Fernandes - Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte 
Por Dalwton Moura 

O secretário Municipal de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Fernandes, se manifestou em relação à carta das Trabalhadoras e Trabalhadores de Cultura da região do Cariri, documento com reivindicações de ações emergenciais para apoio ao setor, durante a atual pandemia. Já as prefeituras do Crato e de Barbalha, também procuradas pelos artistas, técnicos, produtores, seguem sem responder às reivindicações e propostas.

Segundo o secretário de Cultura da Prefeitura de Juazeiro do Norte, o Município está preparando um projeto que tem como referência o edital de credenciamento para trabalhadores da cultura, implementado em 2019. 

Em contato com o movimento dos Trabalhadores da Cultura do Cariri, Renato Fernandes destacou que tomando como ponto de partida essa iniciativa será lançado um novo edital, abrangente e democrático, com o objetivo de atender aos artistas e ao público, fomentando a produção de conteúdos culturais para a veiculação nas plataformas digitais neste momento de reclusão social. 

Renato frisa que esse novo edital será baseado no que foi lançado pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado. A publicação está prevista para a próxima semana.

Crato e Barbalha: ainda sem resposta 

Já as prefeituras das cidades do Crato e de Barbalha não se manifestaram até o momento. O Crato recebeu duas cartas de artistas e demais trabalhadores da cultura. A primeira foi encaminhada pelo movimento Gabinete da Crise da Cultura do Ceará e a segunda, do movimento Trabalhadoras e Trabalhadores da Cultura do Cariri. O documento foi encaminhado virtualmente para secretarias de cultura, gabinetes dos prefeitos e ouvidorias das cidades de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte.   

O movimento se reunirá virtualmente neste final de semana para traçar estratégias de atuação para os próximos dias. O grupo inclui representantes de companhias de teatro, coletivos, bandas, representantes de conselhos de políticas culturais, produtores culturais e artistas de várias linguagens.

Confira as 7 propostas e reivindicações:

1. Pagamento imediato de todos os compromissos financeiros em atraso por parte das Secretarias da Cultura dos Municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

2. Realização, com início urgente, de um festival online permanente, com ações todos os dias, das 17h às 22h, intitulado "Bora Ficar em Casa", com o slogan "Cultura e Arte Online pra Você - O Cariri contra o Corona vírus", com apresentações transmitidas via Internet, da casa de cada artista.

3. Suspensão imediata das contas de água, cobradas pela Cagece e SAAEC, pagamentos de contas de internet para todos os trabalhadoresda cultura, mediante comprovação simples, feita por cadastro no Mapa Cultural do Ceará ou cadastro online próprio elaborado por cada município. Proibição de corte de fornecimento de água, sob qualquer hipótese, nesse período. No caso dos itinerantes e circos de lona, suspensão também das taxas referentes à instalação de energia nos terrenos, além de liberação dos prazos de permanência nos terrenos, para que os circos de lona possam parar por tempo indeterminado, seguindo as orientações dos governos, e permanecer fixos nas localidades em que se encontram.

4. Diálogo do Governo do Estado e das Prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha com a empresa Enel, para suspensão imediata das contas de energia elétrica, para todos os trabalhadores da cultura, mediante comprovação simples, feita por cadastro no Mapa Culturaldo Ceará ou cadastro online próprio elaborado por cada município. Proibição de corte de fornecimento de energia, sob qualquer hipótese, nesse período.

5. Atenção imediata das secretarias de assistência social dos Município para atendimento aos trabalhadores da Cultura, durante a crise, com especial atenção àqueles em condições de maior vulnerabilidade social, como, mas não somente, artistas de rua, artistas veteranos/da "melhor idade", mestres e mestras da cultura, famílias circenses etc.

6. Aquisição, pelas Prefeituras e Câmaras Municipais, de obras de artistas do Cariri, como telas, estátuas, objetos e outros trabalhos de artes visuais/manuais. Tais obras podem ser expostas inicialmente nos meios digitais e, futuramente, em uma exposição para celebrar a superação da atual crise.

7. Inclusão dos trabalhadores da cultura em programas emergenciais de distribuição de cestas  básicas. 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário