Dilma recebe reivindicações de estudantes do Curso de Artes da URCA


Carta dirigida à Presidenta Dilma Rousseff:

Excelentíssima Presidenta da República Dilma Rousseff




Sou Ana Claudia Pereira de Sousa, Acadêmica do Curso em Licenciatura Plena em Artes Visuais e Presidenta do Centro Acadêmico.

Ao denunciar as dificuldades pela qual estamos passando na nossa Universidade, deixamos de especificar qual a nossa Instituição de Ensino Superior, e aproveitamos para detalhar quadro de professores e real situação. Trata-se da Universidade Regional do Cariri - URCA, uma das três Universidades mantidas pelo Governo do Estado do Ceará, sendo á de maior relevância. No entanto, passamos por momentos difíceis e desanimadores em nosso Curso,ao nos sentir á margem,pois nem mesmo o fato de sermos o único Curso de Artes no Nordeste á tirar nota máxima no ENADE, serviu para chamar a atenção da Reitoria de nossa IES, para a situação de descaso e abandono e porque não dizer de falta de respeito para com as nossas vidas pois além de estudarmos em uma Universidade deteriorada onde se em nossa Região chovesse bastante o teto não suportaria e já teria acontecido uma tragédia e nem mesmo os quase 42 graus de temperatura elevada é o suficiente para termos sequer um ventilador para nos aliviar o calor quase insuportável, fato que de vez em quando um estudante passa mal durante a aula. 

Sonhamos em um dia ingressar numa Universidade Pública e pleitear um Mestrado, Doutorado  para fazermos crescer o nosso País, mas no entanto quando ingressamos a realidade é desanimadora até mesmo caótica,pois em um Curso onde deveríamos ter 21 professores, temos apenas 4,onde desses quatros 1 foi embora fazer doutorado e a outra encontra-se de atestado médico fora da sala de aula á 7 meses, então ficamos na realidade apenas com dois professores. 

O Brasil que sonhamos construir, não haverá mais situações vergonhosas como esta.. desculpa o tom de utopia, é a força inquieta de minha juventude! Como Presidenta do Centro Acadêmico, encontro-me bastante acuada,pois os estudantes exigem de mim providências.. e desde a ocasião em que enviei o primeiro email para a Sra. muita coisa aconteceu ..fomos a mídia,falamos, pedimos que providências fossem tomadas em carácter de emergência, mas a única solução que nos foi apresentada por nossa reitora foi a publicação de um edital publicando nove vagas para professor substituto, o que nos deixou com sentimento de estarmos á margem da política governamental mais ainda.. pois consideramos ilegal tal concurso que substituirá quem? Se não existem professores para serem substituídos, e também esse concurso não encontrará demanda, pois em nossa região em um raio de 565km não tem sequer um professor graduado na área para concorrer á vaga de professor substituto (vagas temporárias), pois os que existem não sairão de seus Estados para se aventurar por 2 anos em uma cidade longe e sem estabilidade nenhuma.Precisamos de um concurso para professor efetivo.. 



Estamos apelando por suas primeiras palavras ao assumir a Presidência, do qual falou que a Educação estaria em primeiro patamar de seu Governo,pedimos vossa intervenção por nós estudantes do Curso de Licenciatura Plena em Artes Visuais da Universidade Regional do Cariri - URCA,que acreditamos na transformação de uma sociedade com mais qualidade, e que nós, futuros professores juntos a uma política governamental equilibrada seremos a ferramenta para essa construção.

E a resposta do Gabinete da Presidência:

Prezada Senhora,

Em resposta a sua mensagem, endereçada à Presidenta Dilma Rousseff, informamos que o assunto foi encaminhado ao Ministério da Educação para análise e eventuais providências.

Caso julgue necessário obter informações sobre o tratamento do assunto, recomendamos-lhe escrever ao setor pertinente.

Cordialmente,

Claudio Soares Rocha

Diretoria de Documentação Histórica

Gabinete Pessoal da Presidenta da República
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário