Carnaval do Crato - Programação oficial



Será aberto, na próxima sexta-feira, em Crato, o desfile do Bloco das Virgens, o maior do interior do Estado. São mais de 10 mil pessoas nas ruas da cidade. A concentração dos foliões será no bairro São Miguel, próximo ao Detran. Este ano, o carnaval será realizado por meio da Secretaria da Cultura, com apoio da iniciativa privada, de 8 a 12 de fevereiro, com homenagem especial a um dos maiores carnavalescos da história da cidade, Vitorino. Um dos objetivos é promover o resgate dos antigos carnavais, fortalecendo o desenvolvimento local, com incentivo ao turismo.

Uma programação diária será realizada na cidade. No sábado, haverá o encontro das baterias das escolas de samba e desfile de fantasias, a partir das 17 horas. Em seguida, acontece show musical no largo da RFFSA. No domingo, começa a Vesperal Curumim, a partir das 17 horas. Um encontro de DJ’s será realizado a partir das 20 horas, no largo da RFFSA. Na segunda-feira de carnaval, o Crato resgata os antigos carnavais com o encontro de blocos e afoxés, às 17 horas, e show musical, na RFFSA.

O último dia de Carnaval da cidade, na terça-feira, contará com uma vasta programação, iniciando a partir das 17 horas, com a Vesperal Curumim, para a criançada e, em seguida, haverá a noite dos Tambores e Maracatus, encerrando com show musical no largo da RFFSA.
O prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, afirma que este ano, em virtude da situação de emergência no Município, não irá investir no carnaval, mas a Cultura está envidando esforços, no intuito de consolidar parcerias para que a festa seja garantida.

Caindo na fantasia com segurança

Este ano, as expressões culturais serão fortalecidas e ganharão um maior apoio da Prefeitura. Máscaras, fantasias e a criação de blocos populares serão a tônica do Carnaval do Crato. A Secretaria de Cultura irá incentivar a população a produzir sua própria fantasia e, assim, criar um clima de irreverência e descontração.
Para que tudo ocorra bem, uma força-tarefa entre todas as secretarias irá garantir a ordem e a segurança de todos os brincantes, com infraestrutura e segurança, incluindo o trabalho do Corpo de Bombeiros, Policia Militar com Cavalaria, Ronda do Quarteirão e Guarda Municipal.

O trabalho ainda contará com atuação conjunta das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente e Meio Ambiente, e serviços de ambulância, estrutura para barracas, banheiros químicos e intensificação da limpeza pública, além de parcerias com o conselho tutelar e o Centro de Referência em Assistência Social. 

Sobre o Homenageado

Quem foi Vitorino:

Primeiro carnavalesco do Cariri, Antônio Vitorino da Silva acumulou, ao longo da vida e dos 44 anos de carnaval, títulos e vitórias. Sua escola de samba “O Vitorino”, do Crato, representava o bairro Pinto Madeira e teve sua estreia em 1960. Irreverente, audaz, a escola de samba “O Vitorino” ganhou 16 títulos importantes e possuía, em seu auge, 260 integrantes com 75 ritmistas só na bateria.

Vitorino foi Mestre de Bateria, tocava agogô e chocalho, além de ser exímio dançarino. Segundo os amigos, em um concurso na Rádio Clube de Fortaleza, Vitorino tornou-se campeão de dança de salão, ficando com o primeiro lugar no concurso. Devido a esse título foi aclamado o “Rei da Dança” no Cariri.

Foi jogador de bola profissional. Por ter um chute potente, Vitorino ganhou o apelido de “O bomba”, passando a se autoproclamar como “O bomba do carnaval”. Sua escola de samba desfilou pela última vez em 2004 e em agosto de 2011, Vitorino falece aos 79 anos, deixando um legado inestimável para o carnaval do Crato.



Programação Carnaval do Crato 
QUINTA-FEIRA
10h
Prévia do carnaval
Local: Praça Siqueira Campos 
SEXTA-FEIRA
Prévia do carnaval
Largo da RFFSA-Restaurante Popular
11h
DESFILE DAS VIRGENS 
Local Concentração Em frente a Praça do Detran 
16h
Discotecando: SAMUCA e XAMEX Participação especial LUANA DO CRATO "A Última virgem do Crato"
Percurso: Av. Teodorico Teles - Almirante Alexandrino - Rua Monsenhor esmeraldo - Rua Ratisbona - Largo da RFFSA
Show da noite
HUGO LINARD E BANDA
lOCAL - Largo da RFFSA
21h
SABADO
ENCONTRO DAS BATERIAS DAS ESCOLAS DE SAMBA E DESFILE DE FANTASIAS
Concentração Praça Siqueira Campos 
18h
Destino - Praça da RFFSA
Saída esperada 19h

Chegada RFFSA Apoteose com a Bateria da Operarios do Samba 
Desfile das fantasias e entrega dos troféus Vitorino para os participantes
Banda de Musica 
Show musical Batista e Banda 
Local RFFSA
21h
DOMINGO
vesperal curumim
Atrações: Tábua de pirulito e banda de musica municipal
Local Largo da RFFSA
18h
ENCONTRO DE BLOCOS CARNAVALESCOS
Concontrção:18h
Local praça Siqueira Campos 
Destino: Largo da RFFSA
Blocos participantes: Leque Folia, Ginga Beleza, Acompanhanhados pelos Operários do samba.
Show musical: Batista e banda
Local Largo da RFFSA
21h
SEGUNDA-FEIRA
Show musical; Silvio e Marcos Frevos e Machinhas 
Local: Largo da RFFSA
18h - 20h
NOITE DOS DJ'S - 5 DJ'S
Local: Largo da RFFSA
20h
TERÇA-FEIRA
Vesperal curumim
Local Largo da RFFSA
17h
NOITE DOS TAMBORES E MARACATUS
Concentração:18h
Local Praça Siqueira Campos 
Destino Largo da RFFSA
PARTICIPANTES: Maracatú Yinuerê, zambubar, tambores do encantado, capoeira arte e tradição, coletivo camaradas, bando coletivo, Aniceto mirim, filhos de Maria, Maracatu do nova vida, mulheres do coco do Scam, maneiro pau mirim de mestre Cirilo.
Saída prevista para as 19h
Show musical: Silvio e Marcos Frevos e machinhas
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário