Artistas do Ceará se manifestam contra Governador Cid Gomes


Coletivos de artistas, produtores culturais e pesquisadores do Estado do Ceará estão  se organizando num movimento denominado MAR – Movimento Arte e Resistência que visa provocar o debate e o descontentamento em relação  as políticas públicas para a cultura que vem sendo desenvolvidas  pelo Governo Cid Gomes.

O Movimento reivindica dentre outras coisas audiência com o governador, abertura de concurso público para preenchimento de cargos na Secretária de Cultura do Estado  e uma nova política de descentralização e desburocratização dos editais da SECULT.

O Movimenta também buscar uma audiência com o Poder Legislativo para fortalecer a luta do “MAR”.

Outra insatisfação dos artistas é o critério para a escolha do Secretário de Cultura, eles alegam que na gestão de Cid Gomes (PSB), os secretários indicados não mantinham e nem mantém  nenhuma ligação com os segmentos artísticos. Eles destacam ainda que na atual gestão de Governo, o Professor Pinheiro (PT) atual Secretário já assumiu a Secretaria por três momentos. Sendo a ultima no dia 04 de julho deste ano.

O Movimento vem ganhando adesão nacional e internacional. Artistas de diversos estados e nacionalidades  vem prestando solidariedade a insatisfação dos artistas cearenses, através das redes sociais.

Os artistas estão organizando uma Petição Pública que já conto com quase três mil assinaturas que deverá ser protocolada no Governo do Estado no dia 15 de julho.   A Petição pode ser acessada pelo site:
              
Diversas manifestações estão sendo organizadas em regiões do Estado. Nesta quarta-feira, dia 11 acontecerão atos-shows em Crato e Fortaleza. No Crato será a partir das 17h00, na Praça Siqueira Campos e em Fortaleza, às 18h00, na Praça do Ferreira. Os atos procuram reunir artistas das diversas linguagens que se revezaram entre apresentações artísticas e falas políticas.


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário