Franco Barbosa lançará livro sobre contos ecológicos em Juazeiro do Norte


No próximo dia 9 de outubro, às 19h00,  será lançado o oitavo livro do escritor Franco Barbosa, na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, intitulado Contos Ecológicos Pedagógicos, Ecopedagogia, Desenvolvimento Sustentável, um livro direcionado para os professores que são os protagonistas no processo de educar para a sustentabilidade. O evento contará com uma programação dinâmica, performance teatral com André de Andrade, apresentação musical e coquetel de lançamento. Os contos ecológicos e pedagógicos se fundamentam na necessidade de cada habitante da Mãe Terra, contribuir em seu habitat ou espaço de trabalho conservando, restaurando e respeitando o meio ambiente de forma holística, ou seja, não só a fauna e a flora mas a vida, a existência em si, em que o humano se apresenta como criatura primeira. Pedro, Antônio, Josés, Marias, personagens desse cenário nordestino, são capazes de criar um oásis no sertão agreste, semiárido, onde a água, é o elemento mais procurado e mais difícil de encontrar  para a sobrevivência dessa gente.


ECOPEDAGOGIA NECESSÁRIA

A luta pela continuidade da vida no Planeta tem sido travada pelos ecologistas do mundo inteiro, contra um sistema predador, que destrói as florestas para plantar capim para  gado, expulsa o nativo que preserva a vida natural para extrair minérios e contaminar os rios, e assim os grandes latifundiários também no Nordeste, destroem  a mata ciliar, que conservam as fontes dos rios que acabam secando, trazendo o desespero para as populações ribeirinhas e o racionamento de água em boa parte destas cidades. As industrias poluem riachos e rios, a exemplo do Rio Salgadinho. Cabe não só ao poder público cuidar destas questões de forma qualitativa mas tudo começa na escola, a conscientização e ação também. Construir esta consciência reflexiva a respeito preservação da vida como um todo, é papel de todos os professores, que através dos contos ecológicos e pedagógicos, podem fazer a sua parte, em sala contando as histórias com lições com valores que vai formatando um pensamento coletivo em defesa da construção de uma sociedade justa, igualitária, com desenvolvimento sustentável, isto é, sem agressão a natureza. Crianças e adolescentes possuem nesse sentido uma mente, virgem, fértil, saudável, que em se plantando uma boa semente, a colheita num futuro bem próximo será de excelência. E a garotada adora contos, porque as aulas ficam mais dinâmicas e o professor consegue conduzir a turma com mais disciplina. A contação de história em sala de aula, além de ser um fator lúdico, é formatador de uma boa consciência ética e cidadã, é um antídoto contra a indisciplina em sala. Marcam uma vida de uma criança para sempre.

O AUTOR E SUAS OBRAS



Franco Barbosa, natural de Aurora, fez Letras na Universidade Regional do Cariri, URCA, é professor universitário, Mestre e Doutorando em Ciências da Educação, já publicou sete livros, é professor da rede pública municipal, já foi Secretário Adjunto e Secretário Interino de Cultura de Juazeiro do Norte. Palestrante para área educacional como educador e motivacional para as empresas. Professor de Pós-Graduação do Instituto Dom José de Educação e Cultura, IDJ. Criador do Movimento Raízes do Cariri, Moraca, da Banda Moraca, da qual surgiu os Zabumbeiros Cariris. Em 2009, três títulos seus foram selecionados pela Secretária de Cultura do Estado do Ceará,  para serem distribuídos em todas as bibliotecas do Estado. Para Eraldo Oliveira, o novo livro de Franco Barbosa, “Encanta pelo seu teor pedagógico e pela mensagem otimista de transformação”.  Já William Brito Presidente da Fundação Chico Mendes, afirma, “Franco neste livro questiona as relações   do ser humano consigo mesmo, com sua espécie e sua biosfera com vistas a garantia da sadia qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável”.

Contatos do autor
Franco Barbosa
88-996604034

Facebook: Franco Barbosa
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário