Coletivo Camaradas constituído de “microcoletivos”


Por Alexandre Lucas*

A luta politica é uma construção constante e exige ocupação dos espaços para ampliar as vozes e o contingente de militantes. Entretanto é preciso pensar em metodologias de organização política que sirvam aos interesses de estruturação baseada na unidade, expansão e consolidação politica. Qual a metodologia que serve aos objetivos do Coletivo Camaradas? Essa pergunta deve levar em consideração alguns aspectos e perguntas importantes? Qual o tipo de organização que somos? Em quais frentes atuamos e como atuamos? Qual a relação entre teoria e prática social dentro do processo organizativo?
Alinhar uma compreensão de forma e conteúdo organizativo possibilita pensar sobre a bússola politica que deve orientar a caminhada no sentido de possibilitar horizontalidade, descentralização, autonomia e unidade.  Caminhar juntos em cantos diferentes é sinônimo de amadurecimento e compreensão politica. Entretanto é preciso rever de forma critica e autocritica o caminhar. 
No Coletivo Camaradas vejo como essencial refletir sobre  quais são as nossas células? Se considerarmos que atuamos em diversas linguagens artísticas, no campo da literatura,  da organização popular e da ludicidade, o que nos torna um coletivo atípico, comparado aos formatos de coletivos existentes que normalmente atuam numa única frente.
É preciso neste caso pensar o coletivo como um corpo formado por células, que irão ser caracterizadas pelas frentes de atuação ou ações. A nossa metodologia, poder ser pensada a partir das ideias das células tendo caráter de  “organizações de  base”, uma espécie de microcoletivos das frentes de atuação e ações do Coletivo Camaradas com funções e autonomia para gerir  as ações, aglutinar e animar militantes, reverberar a agitação e propaganda das ideias politicas que nos move   e ao mesmo tempo horizontalizar as informações para  que o conjunto da nossa militância tenha a dimensão do todo.
Os microcoletivos devem neste caso, serem constituídos por um núcleo dirigente mínimo e interligados a um núcleo dirigente central (coordenação) com função de direcionar a posição politica, a horizontalidade das informações  e unidade politica  tendo como base para formulação a escuta das organizações de base.    Outro aspecto significativo do caráter dos   microcoletivos é a especificidade  e afinidade para cada frente ou ação.  


*Pedagogo e integrante do Coletivo Camaradas
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário