Artista do lixo faz residência artística na Comunidade do Gesso


Paulo Pereira da Silva, conhecido como Paulinho Cariri, 51 anos, natural de Fortaleza e que transitou na sua  adolescência e juventude  entre a capital cearense e a cidade de Aracati, com uma bagagem de muitas  histórias e sonhos, filho de artesões,  o artista visual, decorador exótico, artista-educador, fotografo, poeta e tecelão está fazendo uma residência artística na sede do Coletivo Camaradas na Comunidade do Gesso. Essa não é a primeira vez que o Camaradas recebe artistas de outras localidades para trocas de experiências.  

Artista do lixo, Paulinho Cariri começou uma experiência estética-vivencial nos lixões desde 2013, tendo residido nos lixões de Mossoró no Rio Grande do Norte e em Aracati, Fortim, Barbalha, Juazeiro e  Crato. Paulinho diz que é catador e lixeiro e faz a diferença, o catador é aquele que catar e que vende para a sua sobrevivência  e o lixeiro é aquele que vive integralmente do lixo, pois come,  veste e mora dentro dos lixões. Ele cita que o lixão de Mossoró no qual ele viveu por dois anos foi  “grande universidade”  dele . 

Paulinho já tem uma história com o Cariri, começou a conhecer a região na década de 90, onde participou da Associação dos Artistas e Amantes das Artes – Amar de Juazeiro do Norte. Um artista comprometido com o seu fazer artístico que traz no seu trabalho uma discussão sobre a questão ambiental e a sustentabilidade e  que afirma que é feliz com o que faz. 

Na Comunidade do Gesso, reside um mundo de possiblidades.  A residência do Paulinho prevê oficinas, exposições, intervenções urbanas e até um desfile de roupas,   tudo com  material reaproveitado.    

O Coletivo Camaradas pretender articular uma rede parceiros em torno da residência do Paulinho Cariri e da discursão do cuidar coletivo. Dentro os parceiros que deverão ser articulados estão as universidades publicas e privadas da região do Cariri, secretarias municipais e coletivos artísticos. 

As primeiras oficinas  serão de colagem e  direcionadas para crianças e adultos. Com as crianças as oficinas terão início nesta  quinta-feira, 01, na sede do Coletivo Camaradas, às 14h.  Os adultos interessados devem fazer a sua pré-inscrição pelo whats 996792889. 


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário