Ministério da Cultura reconhece trabalho do Coletivo Camaradas


O Coletivo Camaradas teve dois projetos aprovados pelo Ministério da Cultura.  No Edital de Cultura de rede local da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, o Camaradas foi um dos 20 selecionados do país.  O recurso do edital contribuirá para que o coletivo desenvolva ações de atuação conjunto com outros grupos e garantirá aquisição de equipamentos. De acordo com o geografo e ativista, Ricardo Alves   integrante do Camaradas, diz que os recursos possibilitará retomada do Projeto “No Terreiro dos Brincantes” que consiste na produção de documentários  sobre os grupos da tradição popular da região do cariri, a realização da IV Mostra Nacional de Vídeos Intervenções e Performances – Mostra IP, Mostra de Vídeos Brincantes, além de outras  atividades de  formação, produção e circulação artística em conjunto com outros coletivos formando uma “rede Camaradas”.
Outro edital foi “Todos Por Um Brasil de Leitores” da Diretoria de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura (DLLLB/MinC) que selecionou 80 propostas nacionais. O Camaradas apresentou o projeto Território da Palavra  que visa transformar a comunidade do Gesso na cidade do Crato numa comunidade leitora, a partir das ações que já são desenvolvidas como é o caso de roda de poesia, cinema, pontos de leituras nas bodegas e intervenção Poste Poesia.
Marta Regina, integrante do Camaradas que coordena o Poste Poesia destaca que será uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento organizativo da comunidade a partir da leitura. Ela frisa que esse trabalho possibilitará também  a publicação e a circulação de novos novos autores. Temos a intenção de publicar 10 mil cordéis e uma coletânea de poesias com cerca de 70 poetas, diz Marta.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário