Wilton Dedê faz um resgate do Salão de Outubro


VOCÊ SABE O QUE FOI O "SALÃO DE OUTUBRO?
Por Wilton Dedê
Conheci o Salão de Outubro em 1977 quando fui convidado por Bola Bantim para participar expondo algumas fotografias trabalhadas por mim. Foi um ano de retomada do Salão. Ano de renascimento do Salão e do Grupo de Artes “POR EXEMPLO”.
O Salão aconteceu junto com um evento organizado pela Secretaria de Cultura do Crato chamada II SECULAR, cuja Secretária era Divani Cabral.
Recebemos trabalhos de Fortaleza trazidos por Rosemberg Cariri. Trabalhos dele próprio e de amigos que faziam a cena cultural da Capital. Nomes como Itamar do Mar, Oswald Barroso, Geraldo Markan, Audifax, Ferreirinh, etc. Aqui se juntavam aos trabalhos de artistas da cidade, já conhecidos pelo publico como: Bola Bantim, Abidoral Jamacaru, Geraldo Urano, Emerson Monteiro, Mucio Duarte,etc.
Naquele ano, Participaram novos artistas do Crato. Além de mim, estavam expostos trabalhos de Marcos Vinicius Leonel, Deca Figueiredo, Ladislaw Chagas, Pachelly Jamacarú,; todos embriagados pela oportunidade de estar com os trabalhos na rua.
O Salão aconteceu no calçadão próximo à praça Siqueira Campos. Entre as ruas João Pessoa e Santos Dumont. A opção pela exposição na rua foi fruto de várias reuniões do grupo. Antes os salões aconteceram em ambientes fechados. Naquele ano optou-se por ir ao encontro do povo. Nas ruas. Alem das artes plásticas expostas tivemos shows todas as noites, recitais e serenatas.

A partir deste ano o Salão não mais voltou a ser realizado em ambientes fechados. Nos quatro anos seguintes realizamos os salões na Praça da Sé. As reuniões eram realizadas no patamar da Igreja entre 10 horas e 1 hora da manha. Essa era a única hora em que o grupo podia se reunir na sua totalidade. Participavam, Wilton Dedê, Vera Maia, Emerson Monteiro, Bola Bantim, Ladislaw Chagas, Clelio, Geraldo Urano, Hugo Linard, Mucio Duarte, e outros que a memória me falha.
Em 1981, passei a dirigir os trabalhos de realização do Salão até 1993.
Em 1986, passamos a ocupar o Parque Municipal. Já com mais gente nova chegando e se juntando ao grupo como Dane de Jade, Sergio Murilo, Eugenia Cabral, Teto Pinheiro, Deca, Vanda, Carlos Rafael, Rogerio Proença e Wilson Bernardo vinham de um grupo de arte independente. Caca Araujo, Roberto Siebra vinham com um grupo do bairro Vilalta chamado Poesia, Vida e Sangue. Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde vinha com outro grupo ligado à igreja e, de Juazeiro do Norte vinham Stenio Diniz, Karimay, Beto Morais, Renato Dantas, Danilo Fidelis, Walmir Paiva, de Barbalha tivemos a mão amiga do radialista Airton, que gerenciava a Radio Cetama, e, assim, o salão foi crescendo e tomando ares de um grande evento.
grupo tomou corpo. Tivemos a primeira experiência de um Coletivo no Cariri. O salão também tomou corpo. Passamos a realizar, no período do Salão, peças de teatro (grupos de Rafael, Caca Araujo, Do grupo POR EXEMPLO, etc), shows com artistas locais e de Fortaleza e Recife, recitais de poesia com Patativa do Assaré, Stenio Diniz, etc. exposições de artistas de vários estados do Nordeste, lançamento de livros e exibição de cinema. Agora já tínhamos visitas de artistas de Fortaleza, Natal, Recife, Salvador e em 1988 tivemos o lançamento de um livro de um escritor brasileiro que morava no Chile.
citar alguns artistas cratenses que engrandeceram a historia dos salões: Oswaldo (zadinha), Moesio, Dr. Jefferson Albuquerque (Pai de Jefferson Jr.), Abidoral Jamacaru, Patativa do Assaré, Walderedo Gonçalves, Luiz Karimay, Stenio Diniz, Geraldo Markan, Rosemberg Cariri, Ferreirinha(pintor primitivista), Oswald Barroso, Mucio Duarte, Edelson Diniz, Emerson Monteiro, Alemberg, Abidoral Jamacaru, Pachelly, Miúda, Ciça do Barro Crú, Irmãos Anicetos, Reisado do Mestre Wilton Dedê, Geraldo Urano, Cacá Araujo, Roderio Proença, Wilson Bernardo, Carlos Rafael, João do Crato e muitos outros.
Durante 20 anos o Salão de Outubro permaneceu ativo. O mesmo grupo se arvorou em criar jornais de arte (Nação Cariri e Folha de Pequi). As ocupações de cada membro foram motivos cruciais para o afastamento daquelas pessoas.
O Salão ainda respirou por algum tempo.
Um dia... não houve mais
PS- Minhas desculpas aos que esqueci de citar.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário