Movimento Zabumbar ganha as ruas do Cariri

O ZABUMBAR é um movimento nascente em torno da musicalidade Cariri, e o termo “ZABUMBAR” se origina no efeito sonoro harmonioso produzido a partir do encontro de muitos tambores e casamento de ritmos diferentes. Acontece como oficina-intervenção de caráter democrático e interativo com foco na utilização dos tambores e outras percussões, e instrumentos como o pífano e a rabeca.  Resultado do processo de construção artística a partir da vivencia no cenário da diversidade presente na tradição e cultura popular do Cariri-CE.

A diversidade é uma realidade interacional, algo resultante das relações que se estabelecem entre as diferenças, na perspectiva da construção de uma sociedade (BARROS, 2011). E a região caririense constitui um manancial cultural que agrega elementos de tradições indígenas, africanas e mouriscas que compõem uma realidade cultural rica e dinâmica, ainda viva principalmente na música, religião, dança e hábitos cotidianos.
O Zabumbar proporciona a interação educativo-formativa que resulta na democratização do saber, na construção do elo entre a tradição e a contemporaneidade e acessibilidade do grande publico independente da idade e necessidades. Abrange musica com ritmos do maracatu cearense e pernambucano, das bandas cabaçais, côcos, cirandas, reisados e afoxé com presença e incorporação de seus elementos cênicos. O que fortalece a pluralidade cultural da região caririense e a percepção dos elementos de cada uma no cotidiano.
É um movimento independente que agrega grupos como a Banda Sol na Macambira, Coletivo Camaradas,  Maracatu Winu-Erê (Ponto de Cultura CARRAPATO CULTURAL), Tambores do Encantado (APAE-Crato), Mestres da tradição, artistas – independente da linguagem, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos da região. E como é aberto ao publico proporciona ampla participação e interação. Os encontros-ensaios acontecem em locais públicos como praças, Centro Cultural do Araripe, sede dos movimentos como Sitio Belo Horizonte e APAE-Crato.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário