Ministro da Cultura visita (o Cariri e) Ceará para conhecer realidade cultural do estado



A visita do Ministro da Cultura Juca Ferreira e da Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Ivana Bentes servirá também para perceberem a realidade dos Pontos de Cultura do Estado que sofreram nos últimos anos na gestão da Secult CE um processo de descaso e burocratização. Outro fator relevante será a vinda ao Cariri, que tem uma produção hibrida e contemporânea efervescente. O Cariri não é só cultura popular é diversidade. Os segmentos artísticos e culturais da região estão se mobilizando para participar da conversa com os gestores culturais, como é o caso da rede ColetivoS que aglutina uma série de grupos das mais diversas linguagens artísticas e dos movimentos de ativismo.   

O Juca Ferreira tem o  apoio dos movimentos sociais e contempla na sua equipe militantes deste movimentos e defende que as políticas públicas para a cultura tem a participação da sociedade civil.  
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, estará no Ceará, na próxima segunda (9/3) e terça-feira (10/3), para uma série de atividades com objetivo de conhecer a realidade cultural do estado e fortalecer canais de participação social para a construção de políticas públicas ligadas à área da cultura.
Estão na agenda, realizada em parceria com a Secretaria de Cultura do estado, visita a Pontos de Cultura, lançamento de um curso de formação e gestão cultural, solenidade pública na Assembleia Legislativa do estado e uma roda de conversa com artistas, gestores e produtores culturais.
Juca estará acompanhado da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes, e do secretário de Articulação Institucional, Vinícius Wu.

Cariri contemporâneo e popular

O Cariri é como se fosse um estado dentro do Ceará, pelas suas peculiaridades  e diversidades culturais e seus laços geográficos com outros estados do nordeste.  A primeira parada do ministro Juca Ferreira é o Cariri cearense, na segunda-feira. Localizada no sul do estado, a região é um terreno fértil de expressões da cultura e da religiosidade populares. Reúne o maior número de mestres da cultura tradicional popular. É composto por um grande mosaico multicultural, que inclui referências religiosas à herança indígena e à vida no campo, grupos de reisado, maneiro-pau, bandas cabaçais, bois e bacamarteiros, entre outros.  Além desta vasta produção da cultura popular, o Cariri também é espaço de processos híbridos e da produção contemporânea. O Cariri está sintonizado com as novas mídias e com conexões   organizativas.   
No Cariri, Juca Ferreira visitará, em Nova Olinda, o Ponto de Cultura Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri. A instituição mantém um museu sobre lendas e histórias do sertão, aulas de música e de leitura para crianças, uma rádio e uma TV comunitárias, uma produtora de vídeo, um estúdio de gravação e uma editora de revistas, entre outros. A Fundação conquistou diversos prêmios de organismos internacionais, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que reconheceu a experiência da casa como projeto criativo e referência em educação.

Na cidade do Crato, também no Cariri, o ministro terá agenda dupla. Visitará primeiro o Ponto de Cultura Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel). Criada em 1973, a entidade – que beneficia cerca de 200 alunos – mantém a Escola de Educação Artística Heitor Villa-Lobos, com objetivo de promover a educação musical de crianças, adolescente, jovens, adultos e idosos do distrito do Belmonte e adjacências. A instituição conta com uma orquestra, dois corais, uma banda de fanfarra e grupos de violinos e flauta doce.

Na sequência, Juca Ferreira participa do lançamento do Curso de Formação e Gestão Cultural da Região do Cariri, que terá presença de artistas, artesãos, mestres e gestores culturais. O curso, realizada pela Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, será oferecido a 30 municípios da região do Cariri e centro-sul do Ceará e beneficiará gestores e conselheiros Municipais de Cultura, além de produtores culturais.

Na terça-feira, a partir das 10h, o ministro estará na Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza, para uma solenidade na qual apresentará aos parlamentares do estado, entre outros, a política cultural do Governo Federal.

Às 14h, Juca Ferreira participará de uma roda de conversa com artistas, gestores e produtores culturais. O evento será transmitido ao vivo pelo site e pelas redes sociais (Facebook e Twitter) do Ministério da Cultura.




Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário