Secretária de Cultura do Crato participa do projeto “Terreiro de Fronteiras”, na Turquia

Dane de Jade realiza trabalho de curadoria do evento e representa o Crato, na região da Capadócia
 A Secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, está na região da Capadócia, na Turquia, participando do projeto “Terreiro de Fronteiras”. Convidada a fazer parte da equipe na qualidade de curadora, durante dezoito dias, a secretária participará de uma intensa atividade nas cidades de Istambul, Capadócia, Mardin e na capaital da Turquia, a cidade de Ancara: participará, em cada cidade, da programação cultural do projeto com presença em Seminários, apresentações artísticas e culturais tradicionais de cada região e  expedição visual acompanhada de três artistas das duas nacionalidades.
Concebido em 2012, o “Terreiro de Fronteiras” é um encontro de várias manifestações artísticas, reunindo o ocidente e o oriente com o principal objetivo de promover intercâmbios e iniciar um diálogo artístico, político e cultural entre artistas, curadores, gestores e produtores culturais de diferentes países, aproximando os diversos hábitos culturais representativos de cada localidade.
O projeto foi idealizado envolvendo quatro linguagens artísticas: artes visuais, áudio visual, música e dança, com o intuito de viabilizar a circulação de artistas e produtos culturais contemporâneos e tradicionais, de pequenos e grandes centros de cada território, pautado na cooperação e construção de uma ponte de articulação para difusão, exibição e troca cultural.
O Terreiro de Fronteiras” é uma iniciativa brasileira e sua realização na Turquia se dá com o apoio do Centro Cultural Nazim Hikmet , Consulado Geral do Brasil em Istambul , Universidade de Istambul e Prefeitura da cidade de Istambul.
A primeira edição foi realizada em 2012, na Turquia, nas cidades de Ancara e Istambul. No segundo ano de realização, em 2013, o projeto está focado nas “Artes Visuais” abrangendo cidades no Brasil e na Turquia envolvendo artistas dos dois países.
Veja mais sobre o projeto aqui: http://www.terreirodefronteiras.com/
 Em visita à Turquia para participar do projeto “Terreiro de Fronteiras”, a secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, leva em sua bagagem um vídeo institucional a exibindo as belezas da cidade do Crato. Durante dezoito dias, a secretária participará de uma intensa atividade nas cidades de Istambul, Capadócia, Mardin e na capaital da Turquia, Ancara. Participará, em cada cidade, da programação cultural do projeto com presença em Seminários, apresentações artísticas e culturais tradicionais de cada região e expedição visual acompanhada de três artistas das duas nacionalidades.

 Assim, leva como cartão de visitas, o vídeo elaborado por Franklin Lacerda e Thallys Moreira que mostra a diversidade cultural do município com seus reisados, mestres da cultura, bandas cabaçais, além dos encantos da Chapada do Araripe, do soldadinho-do-araripe,turismo ecológico, dentre outros.

 Em 2012, diversos artistas do Cariri fizeram parte do “Terreiro de Fronteiras”, em intercâmbios tanto na Turquia quanto no Brasil, em shows e exposições fotográficas que retrataram as manifestações da cultura de tradição da região. O projeto é uma iniciativa brasileira e sua realização na Turquia se dá com o apoio do Centro Cultural Nazim Hikmet, Consulado Geral do Brasil em Istambul , Universidade de Istambul e Prefeitura da cidade de Istambul.

 O “Terreiro de Fronteiras” é um encontro de várias manifestações artísticas, reunindo o ocidente e o oriente com o principal objetivo de promover intercâmbios e iniciar um diálogo artístico, político e cultural entre artistas, curadores, gestores e produtores culturais de diferentes países, aproximando os diversos hábitos culturais representativos de cada localidade.


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário