A importância da brinquedoteca no dia-a-dia


Por Ana Karine Feitosa Cavalcante* 

A brinquedoteca  é um espaço  voltado às brincadeiras, auxiliar na aprendizagem e também influencia  na formação e desenvolvimento da criança. É  um local que representa não  só um cantinho com brinquedos e sim  um espaço que ajuda a estimular o desenvolvimento humano.

A criança vivência muitas atividades lúdicas, onde ela passa a se conhecer melhor aprendendo a dominar seus medos,suas angústias   e a representar o mundo exterior usando para isso o brinquedo. Jogos e brincadeiras normalmente são atividades voluntárias e tem como características principais o fato de ser livre,é uma forma de representar um desejo da realidade.

Brincar também representa algumas necessidades da criança como expressar, participar, transformar, desenvolver, aprender.Desta forma é essencial pensarmos sobre a importância dessa maravilhosa ferramenta que é a brinquedoteca ,pois,é um espaço privilegia o brincar  e o uso lúdico como recurso necessário a construção da aprendizagem,da identidade,autonomia e das diferentes linguagens na infância,ou seja,é um ambiente acolhedor que estimula a criança a desenvolver habilidades e capacidades significativas.

Num sentido mais amplo,quando a criança recebe estímulos para desenvolver  habilidades e aprendizagens por meio do brincar,ela se sente mais segura para se expressar e isso ajuda  na aprendizagem não só no ambiente escolar ,mas no seu dia a dia.  

*Idealizadora do Projeto de Brinquedotecas Populares.  
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário