Museu do Crato será revitalizado


Visita da gerente do Sistema Estadual de Museus do Ceará inicia processo de revitalização dos Museus
 A gerente do Sistema Estadual de Museus, Cristina Holanda, fez uma visita técnica ao Museu de Arte Vicente Leite e Museu Histórico do Crato, ambos instalados no prédio da Antiga Casa de Câmara e Cadeia, patrimônio sob a gestão da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude do Crato. A primeira visita foi realizada em janeiro deste ano, e o objetivo é promover a revitalização desses espaços, que resguardam parte considerável da história da cidade.
Os dois equipamentos culturais encontram-se numa situação delicada de estrutura e conservação de armazenamento do acervo. Em um primeiro momento, a avaliação técnica é necessária para o encaminhamento de projetos de restauro e preservação das obras.
Uma parceria entre Secretaria de Cultura do Crato, URCA e Secretaria de Cultura do Estado do Ceará permitirá que essa primeira etapa do restauro do Museu seja executada. Dessa forma, a Urca disponibilizará dois estudantes do Departamento de História para um estágio supervisionado no museu.
Os estudantes receberão capacitação através de duas oficinas ministradas por Cristina Holanda e Frederico Barros, especialista na área de conservação e restauro: Conservação de Acervos Museológicos e Gestão e Documentação de Acervos Museológicos. A expectativa é que o curso comece em abril para, até o fim do semestre, todo o acervo catalogado e higienizado respeitando as normas técnicas do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário