Grupo de Artistas criado em Fortaleza é inspirado no Coletivo Camaradas

Arte e Marxismo também será o foco Coletivo de Artistas de Fortaleza
No último sábado (16), esteve reunido no Comitê Municipal do PCdoB de Fortaleza o grupo que dará origem ao coletivo de artistas na capital. A idéia é aglutinar militantes, filiados e simpatizantes com atuação nos movimentos artístico e cultural, interessados em estudar arte sob a ótica marxista, na perspectiva de debatê-la entre os diferentes segmentos sociais e interferir propositivamente nas políticas culturais da cidade.

Essas foram algumas das idéias que surgiram durante a reunião, que teve como pauta principal o delineamento da atuação desse grupo formado por músicos, escritores, desenhistas, capoeiristas, MC´s, humoristas, teatrólogos, dançarinos, entre outros, que, embora embrionário, se inspira nas experiências do Coletivo Camaradas do Cariri.

Segundo Natanael Alves, o Natan, dirigente do PCdoB de Fortaleza, “essa ação corresponde aos anseios da direção municipal do partido que pretende reorganizar, através do núcleo dos movimentos sociais, a atuação política de seus quadros no movimento artístico”. Trata-se de uma reaproximação com o segmento que ajudou a construir a própria história do partido comunista no Brasil, quando organizou em suas fileiras nomes importantes como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Di Cavalcanti, Clarice Lispector, Tarsila do Amaral, José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Villa- Lobos, Jorge Amado, Raquel de Queiroz, Portinari, entre outros.

Para Antonio Filho, poeta, fotógrafo e escritor comunista, “o importante é que a atuação do grupo seja acertada, no sentido de contribuir para descentralizar as informações e facilitar o acesso aos bens culturais, patrimônio de todos”. O coletivo surge no momento em que a Conferência Nacional de Cultura e suas etapas preparatórias, municipal e estadual, que têm o objetivo de desenvolver políticas públicas de cultura e promover a participação social, se tornam pauta na cidade. Nesse sentido, o grupo inicia suas atividades com a tarefa de preparar a atuação marxista no processo de conferência, de forma a garantir uma intervenção qualificada e propositiva de seus membros.

Diante de tantos desafios, ficou acertado entre os presentes um encontro quinzenal para dar andamento às propostas. A próxima reunião está prevista para o dia 30 de Maio, às 10h, no Comitê Municipal do PCdoB de Fortaleza. A atividade é aberta e interessados podem participar independente da filiação partidária, o importante para o grupo é a afinidade com o tema e o compromisso de construir uma nova realidade cultural na cidade. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (85) 8631-7172 (Falar c/ Flaviene).

De Fortaleza
Flaviene Vasconcelos.
Estudante de Ciências Sociais e membro do coletivo de artistas
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário