Por que precisamos da arte?



Por Luciana Bessa* 



Fechemos nossos olhos e imaginemos um mundo sem Arte. É o nada, o vazio, puro niilismo.  Parafraseando Descartes quando afirma “Penso, logo existo”, “Sinto, logo crio”. O homem é por excelência um ser criador. 

Ele precisa criar para libertar-se, para elevar-se, para encontrar-se, para retratar o que lhe vai n’alma. Mas todo artista precisa de um público para apreciar sua obra. A própria existência da Arte ficaria comprometida, porque não há uma arte sem público. O artista a produz para ser visto, lido, reinterpretado, imitado, na acepção platônica.

Precisamos da arte para reinterpretar as convenções sociais nas quais estamos inseridos; precisamos da arte para escapar  de uma existência opressora e fútil, precisamos da arte porque a vida por si só é áspera e bruta; precisamos da arte, porque não somos seres completos, acabados, pelo contrário, somos famintos por absorvermos o novo, o belo, o diferente, o estranho; precisamos da arte, porque somos essencialmente seres individualistas e em contato com ela, nos coletivizamos; precisamos da arte para nos humanizar, purificar nossas emoções, superar os nossos medos, sermos capazes de nos sensibilizar com fatos corriqueiros; precisamos da arte para entrar em contato com novas culturas, tal fato nos torna mais ‘ricos’  e faz desaparecer certas atitudes etnocêntricas; precisamos  da arte para  enxergar e ver ou, simplesmente ver,   mas como condores; precisamos da arte para aniquilar ou diminuir as distâncias entre as classes sociais; precisamos da arte não porque ela seja bela, ou nos faça rir, ou nos divirta, ou porque nos faz esquecer, mesmo que momentaneamente, os eventuais problemas, mas porque nos arranca de um cotidiano massacrante,  capitalista, tecnológico, e nos leva a reflexão de nossa condição  social. Nesse sentido, objetivamos refletir sobre o que é Arte e discutir sua função na sociedade.

O fato de sermos humanos nos torna limitados e individualistas. Para sair desse ciclo de “pequenês”, precisamos ver, sentir, apreciar e nos apoderar de outras experiências, por isso precisamos da Arte. A Arte cumpre o importante e desafiador papel de entreter, divertir, relaxar, de levar o homem a descobrir o encoberto, de aproximar as camadas sociais, de causar emoção, prazer, estranhamento, de chocar. Por que não a Arte? A Arte resgata e salva o homem dele mesmo, arranca-nos do tédio e do desespero. Para que a Arte? “Para termos o direito ao sonho e a garantia da realidade”. 





*Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Ceará - UFC  e coordenadora da Roda de Poesia do Coletivo Camaradas. 

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário