Natacha Muriel apresentará trabalho sobre tango na URCA



Cinema, corpo e Filosofia será debatido  pela professora doutora  Natacha Muriel López-Gallucci, do curso de Filosofia da UFCA,  nesta segunda-feira, às 19h no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri – URCA, Campus Pimenta. 

A ação visa apresentar uma pesquisa desenvolvida na Unicamp em 2014 e  envolverá palestra, documentário e apresentação de canto e dança com tango e milonga.   Conforme a professora Natacha a pesquisa visa refletir sobre o corpo performático do tango interveniente na evolução estilística e nos modelos de representação provenientes da cinematografia argentina. Ela acrescenta que o trabalho  tem  tomado como paradigma o processo de criação do corpo gestual codificado do tango dança dentro do espaço fílmico e relata que  o estudo propõem-se a investigar, em perspectiva histórica, as dimensões axiológica e estética a que serviram essas representações nos períodos mudo, clássico, moderno e contemporâneo na Argentina. 

As representações fílmicas da dança constituem um locus, âmbito do intercâmbio de saberes e práticas corporais ritualizadas e espetaculares do povo, e o tango opera como uma categoria de análise estética e de transmissão de valores socioculturais que constitui um verdadeiro sistema de representação social. Natacha Muriel diz que a pesquisa revelou, nas análises fílmicas e nos estudos fotográficos e coreográficos realizados, de maneira participante, o papel do tango dança na consolidação de uma linguagem cinematográfica característica, cuja dimensão tem sido sistematicamente ignorada pela historiografia; o corpus fílmico organizado neste recorte permite fundar e fundamentar, do ponto de vista imagético, uma discussão estética, mostrando a presença de operações próprias da linguagem cinematográfica, inerente a concepção coreográfica e filosofia do corpo presentes no tango dança.  

A professora sinaliza para a realização de curso livre  de tango na URCA, sem data ainda definida. Ela comenta que deverá está realizando um novo estudo aonde irá fazer comparações de danças do locais da argentina e do brasil,  oque envolverá as artes populares e os grupos marginalizados.


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário