Curta Intervalo inicia nesta quinta-feira na URCA


A partir do dia 20 de agosto, todas as quintas-feiras, a partir das 20h00 (intervalo), no Salão da Terra da Universidade Regional do Cariri – URCA, Campus Pimenta, no Crato   acontecerá a ação “Curta Intervalo” que consistirá da exibição de curtas-metragens e quando possível de um rápido debate.  
A estreia será  com o curta Food(Comida) do diretor Jan Jan Švankmajer. 

O Curta- Intervalo é aberto para coletivos e artistas que queiram divulgar as suas produções.  

Sobre Jan Švankmajer

Dentre muitos gêneros e formas de se criar a 7ª arte como o conhecemos, existe um cineasta que passa inspiração e conceitos do mundo do cinema animado para a arte em todas as suas instâncias. Jan Svankmajer é considerado o rei em Stop-Motion. E esse título não é exagero.

Desde jovem, o tcheco Svankmajer se mostrou habilidoso no manuseio e aptidão com fantoches. Estudou na Escola de Artes Aplicadas de Praga conseguindo seu primeiro trabalho com o cineasta Emil Radok com o filme Doutor Fausto. Sua experiência com o cinema em Stop-Motion decorreu por várias conveniências: através de sua mulher, Eva Švankmajerová, uma artista famosa por pinturas surrealistas e por sua entrada no Grupo de Surrealismo Tcheco.

Sua filmografia é composta por mais de 20 curta-metragens e 6 longa-metragens e todos eles lhe renderam um lugar de destaque entre os criadores e disseminadores da arte surrealista.

Seus filmes são considerados únicos em essência e gênero. Objetos e alimentos tomando vida e movimento em ambientes escuros e fechados são características constantes nos filmes de Svankmajer. Em seus filmes Alice e Fausto, as pessoas que contracenam no filme também passam pelo processo de Stop-Motion junto aos bonecos e objetos que também se movimentam no ambiente. Uma aposta arriscada para o cinema, dada a instabilidade de movimentos do personagem vivo. As obras têm, em sua maioria, tramas sobre diversos problemas de natureza primárias do ser humano, como o romance infantil Alice, de Lewis Carrol, reproduzido e desconstruído por Jan Svankmajer. Falar de Stop-Motion é falar de Jan Svankmajer. Tanto que suas obras serviram de inspiração para outros cineastas renomados como Terry Gilliam, Timothy e Stephen Quay e Tim Burton.

Fonte: http://filmow.com/jan-svankmajer-a147692/

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário