Programação do Festival Cordas Ágio


DIA 24/01  - SÁBADO 


ESCOLA  JOSÉ PINHEIRO GONÇALVES 

(Avenida José Horácio Pequeno, Distrito: Belmonte, Crato - CE)
07h às 17h - Credenciamento


Cortejo de abertura do Festival ( Sede SOLIBEL/ Praça Zé Pajé)


18h - FANMOSA - Fanfarra Moreira de Souza (Juazeiro do Norte)





CENTRO DE CONVENÇÕES PADRE ÁGIO AUGUSTO MOREIRA

20h -  Solenidade de Abertura

20h30 - Pré-lançamento do documentário em curta metragem " O PADRE AZUL" de Wilton Dedê 

21h - Orquestra Bachiana Jovem Tapera das Artes – Aquiraz / CE







Formada por crianças e adolescentes moradores do Município de Aquiraz, é parte do Programa de Cultura Tapera das Artes - Um Toque de Classe, com direção artística pedagógica do Maestro Ênio Antunes, e apoio do Maestro João Carlos Martins, contemplando mais de 300 alunos. Com repertório formado por clássicos internacionais e de compositores marcantes da cultura nordestina, a Orquestra, regida pelo Maestro Marcelo Bugi, encanta pela excelência na execução de seus temas, levando em seus acordes os tons da história de 30 anos da Instituição Tapera das Artes.



PALCO PASÁRGADA


22h - Synkrasis / David Brito  - Crato/Ce
Surgido recentemente no cenário musical do Cariri, o jovem cantor e ator David Brito, dono de uma voz de timbre singular, juntou-se aos músicos da banda Synkrasis, de música instrumental, com o intuito propor ao público um espetáculo repleto de clássicos do jazz, do samba e da bossa nova. Além do modo peculiar de interpretação vocal desenvolvido por David Brito, destaque-se os arranjos compostos e a presença forte da improvisação instrumental. Muito mais do que um grupo de músicos que acompanham um cantor, encontra-se a junção efetiva entre a música instrumental e a música cantada. A concepção que permeia este show é, fundamentalmente, aquela que assume a performance de todos os músicos de forma simétrica e orgânica. David Brito será acompanhado por Diego de Souza (piano), Welton Santos (Saxofone), Ivânio Azevedo (guitarra), Sávio Souza (baixo elétrico) e Wendel Leite (bateria).




DIA 25/01 - DOMINGO




PRAÇA ZÉ PAJÉ


18h - Reisado do Mestre Aldenir



CENTRO DE CONVENÇÕES PADRE ÁGIO AUGUSTO MOREIRA



20h - Riclébio Sousa (Violoncello) Erick  Jonh (Piano) - AL



PALCO PASÁRGADA

20h30 - Ibbertson Nobre Jazz Trio - Crato /Ce 






Ibbertson Nobre Tavares, músico, professor, arranjador e produtor musical, nasceu na cidade do Crato-CE e desde muito cedo começou seus estudos no piano. 
Atuante no cenário musical regional teve a oportunidade de produzir e tocar com vários artistas cearenses dentre eles: Abdoral Jamacaru, Luís Carlos Salatiel, José Nilton de Figueiredo, Zabumbeiros Cariris, Pachely Jamacaru, Marcos Café, Marcos Façanha, Paulo Façanha, Lúcio Ricardo entre outros. 
Nesse show vem acompanhado dos músicos Demontier Delamone na bateria e João Neto no contrabaixo, parceiros longínquos em festivais de música instrumental e apresenta no repertório composições próprias e de autores regionais, bem como releituras de clássicos. A sonoridade do grupo permeia o orbe cultural caririense trazendo na sua essência elementos que assinalam essa tradição, mas buscando sempre um som que transcende o “regional” e o torna por sua vez “universal”. 





21h30- Berg Menezes: Imperfeito_Vagabundo- Fortaleza/CE


Berg Menezes é músico, compositor e cantor. Seu trabalho solo começou ainda em 2011, logo após sua antiga banda, a Relicário, ter feito sua última apresentação na Expocrato. Apesar de ter tido uma carreira promissora durante os cinco anos em que esteve com a banda, sua mente florescia para novos caminhos e em novembro do mesmo ano ele estreou em palco com novas composições e um outro perfil. Além de trabalhar em paralelo com a banda Os Coadjuvantes (rock'n'roll/hard), o trabalho autoral de Berg Menezes seguia um caminho mais acústico, mais soft e com forte retomada na influência do Britpop de bandas como Radiohead, Oasis e Coldplay. Depois de um ano de maturação de composições antigas e novas durante 2012, entre
shows no palco com Os Coadjuvantes, só em 2013
é que Berg Menezes começa a traçar a
silhueta do que seria seu trabalho autoral solo.
“Vagabundo” é a alcunha dos músicos, dos desocupados, dos ociosos, que mesmo sem qualquer pretensão fazem da sua desocupação a materialização da arte. E arte é que transcende, espiritualiza e alcança a todos. Até os que passam pelas ruas... sem ouvir.




DIA 26/01 - SEGUNDA - FEIRA



PRAÇA ZÉ PAJÉ

18h - Maracatu PROCEM 



PALCO PASÁRGADA

20h30 - Choramingando - Campos Sales/ Ce

O Cariri Choromingando é um grupo musical nascido na região do cariri, nesse ano de 2014, a partir do reencontro de alguns amigos músicos que, com gosto comum pelo gênero do chorinho, quiseram expressar o desejo de ampliar e diversificar o cenário de grupos de choro da cidade, através da execução instrumental baseada na formação original dos antigos regionais do gênero.

Na oportunidade, alguns integrantes, já com experiência na área e atuando conjuntamente em gravações com artistas locais e em outras apresentações, convidaram outros amigos para se integrarem ao projeto. A partir daí, reunidos em torno da ideia original, o grupo de amigos tem tocado junto e se apresentado em vários locais da região do cariri, mostrando um repertório mesclado de sambas, maxixes, choros-canções e outros ritmos, traduzindo a beleza de nossa música instrumental mais popular.
O nome Cariri Choromingando faz alusão aos componentes que moram no triangulo Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha) dos intervalos musicais que ilustram com muito brilho as partituras dos choros, além de contribuir, em termos estruturais, com seus dinâmicos e complexos desenhos melódicos.
O grupo tem se apresentado mais na cidade de Juazeiro do Norte precisamente no IU-A HOTEL e festas particulares, participando também  de shows e manifestações culturais em vários locais da região.



21h30 - DISTINCT DUO – Crato / CE



Wesley Santana (Violino) e Leone Frazão (Violoncelo) iniciaram seus estudos musicais na Escola de Educação Artística Heitor Villa- Lobos/SOLIBEL, localizada no Crato-CE, fundada pelo ilustre Monsenhor Ágio Augusto Moreira. Atualmente integram a Orquestra Filarmônica Padre David Moreira e a Orquestra da Universidade Federal do Cariri. Os quais são graduandos no curso de Música – Licenciatura da UFCA. A partir das vivencias com a cultura musical popular e erudita formaram o “Distinct Duo”, que faz um diálogo musical entre as várias abordagens musicais desde compositores eruditos à cultura popular.





DIA 27/01 - TERÇA -FEIRA




PRAÇA ZÉ PAJÉ

18h - Orquestra Santa Cecília - Santana do Cariri/ CE



CENTRO DE CONVENÇÕES PADRE ÁGIO AUGUSTO MOREIRA

20h - KARIRI SAX - CE


PALCO PASÁRGADA

20h30 - Quebra Tranca – Crato/Ce

A Quebra Tranca é um projeto com músicas autorais, formado por um trio do Cariri cearense. A banda, naturalmente, explora a diversidade e liberdade rítmica. Traz com eles também, uma poesia tão provocadora quanto a musicalidade “atrevida”. Envolto de muito suingue, fica claro como uma de suas características, a influência da música Black na banda. Estilos musicais como o jazz, samba, blues, rock n' roll e funk, são, de forma espontânea, presentes na música da Quebra Tranca, que também tem como objetivo, romper qualquer barreira que os separem da liberdade de expressão em todas as suas formas.



21h30 - Banda Missão Miranda

A Banda Missão Miranda, surgi em meados de 2001, no cenário Reggae do cariri cearense. Aonde desde então, vem desenvolvendo um trabalho com músicas autorais. Atualmente, utiliza toda a experiência adquirida, para realizar shows e produções que tem sido crucial pra manter a cena reggae viva no Ceará. Prestes a gravar seu primeiro disco, desde sua primeira formação, a banda preza sempre por um fator em comum: A fidelidade ao som e a filosofia Rasta. Com o Show “Soul da Natureza” denota a importância da Banda Missão Miranda para com nossas belezas naturais.  Cantando através da Musica Reggae os encantos de nossa Chapada do Araripe,  vem mantendo firme nas suas letras e harmonias toda herança das raízes dos  índios cariris. 







DIA 28/01 - QUARTA -FEIRA


PRAÇA ZÉ PAJÉ

18h - Forró na Praça - Ranier Oliveira, Elidon Silva, Rafael Belo Xote






CENTRO DE CONVENÇÕES PADRE ÁGIO AUGUSTO MOREIRA

20h - Djalma do Nascimento (Violoncello) Erick Jonh (Piano)



PALCO PASÁRGADA

20h30 -  POETA DO SOPRO - Welton Santos – Juazeiro do Norte/ CE




Welton Santos nasceu em 30 de março de 1987 em Juazeiro do Norte - Ceará. Iniciou seus estudos de música aos 10 anos de idade encontrando no Saxofone, uma forma de expor ao mundo seus pensamentos. Hoje ele é considerado um dos maiores talentos da música instrumental regional. Além de Músico, Welton Santos também é Professor de Saxofone e Arranjador Musical. É o pioneiro da implantação da música instrumental em sua região com uma visão voltada à fusão do Smooth Jazz e Nu Jazz, que são gêneros do jazz misturados com outras vertentes como o funk, soul music, eletronic dance music e outras improvisações livres. Seu trabalho tem como base a interpretação de temas imortalizados de artistas nacionais e internacionais. Fora seu trabalho instrumental solo, Welton Santos ainda realiza trabalhos com orquestras de baile, barzinhos, estúdios de gravações, etc. Dentro de seu estilo musical, destaca-se pela sua forma diferenciada de improvisar, pois tem como influencias grandes ícones do saxofone como: Eric Marienthal, Michael Brecker,  David Sanborn, Warren Hill, Dave Koz,  Gerald Albright, Michael Lington, Nelson Rangell, Léo Gandelman, Zé Canuto, Marcelo Martins, etc. Tais influências lhe renderam o codinome Poeta do Sopro, atual tema de recente DvD gravado ao vivo no SESC /Crato-CE em Outubro de 2014.






21h30 - Ary Monteiro 






DIA 29/01 - QUINTA -FEIRA




PRAÇA ZÉ PAJÉ


18h - Banda de Música do Juazeiro do Norte 



CENTRO DE CONVENÇÕES PADRE ÁGIO AUGUSTO MOREIRA


20h - Elizaubo Wandemberguer (Clarineta), Erick Jonh (Piano) 



PALCO PASÁRGADA

20h30 - SELESTRIAL – Crato/CE




Vindo de Recife o músico Junior Crato, integrante da Banda Rivotrill, vem conquistando espaço na cena da música instrumental brasileira, por desenvolver um trabalho original e criativo, caindo assim na graça da crítica especializada. Fabricio da Rocha, natural de Fortaleza, integrante do grupo Breculê, que desenvolve um trabalho dedicado à música brasileira, em sua diversidade instrumental, rítmica, harmônica e poética. Junior Crato e Fabricio da Rocha se encontraram no Crato no começo de 2013. Desse encontro inusitado surgiu a ideia de montar um espetáculo instrumental que pudesse ir um pouco além da música. Assim surgiu o SELESTRIAL.
"O intuito do SELESTRIAL é proporcionar ao público um contato mais íntimo com a genialidade de Hermeto Pascoal. Aqui encontraremos um olhar sobre esse artista que vai além da sua música, adentrando também na sua história e filosofia de vida, através de oratórias e vídeos, extraídos de documentários e um acervo particular. Nesta proposta podemos encontrar humor, conhecimento, curiosidades e música, tudo isso deixa o espetáculo com um tom bem particular, dando um toque de novidade, e deixando o público em um ambiente dinâmico e estimulante. O resultado musical do espetáculo também está bastante curioso, pois o DUO Flauta e Violão é atípico, e possui uma junção muito agradável de timbres. Para os fãs de Hermeto Pascoal, SELESTRIAL traz novidades em arranjos e harmonias. Isto é resultado do principal desafio dessa proposta, que é reproduzir o universo gigantesco da musica de Hermeto Pascoal, utilizando apenas dois instrumentos."



21h30 - Ranier Oliveira – Crato/ Ce  






Ranier Oliveira Sousa nasceu num ambiente musical e cresceu ao som do violão tocado por seu pai, grande incentivador e referencial, base de sua musicalidade. No final da década de 1990 iniciou os estudos de piano na SOLIBEL (Sociedade Lírica do Belmonte). Em 2006, voltou o seu interesse pelo acordeon, possibilitando um conhecimento mais profundo da música de raíz  e da música tradicional caririense, aprimorando-se no universo do forró, com influências em bandas cabaçais, bandas de pifes e grupos de reisados, abrangendo toda essa riqueza de ritmos e sotaques. Como pianista e acordeonista, integrou a Itiberê Orquestra Família, liderada pelo baixista, compositor e arranjador Itiberê Zwarg, onde se faz Música Universal. Atualmente é graduando do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
 No ano de 2012, realizou o show "Descobrindo" na programação do CCBNB de Fortaleza, Sousa e Cariri. Ainda no mesmo ano, particip do Congresso da Sibe/Cárceres (Espanha) tocando com o Coral da UFC Retalhos e Fuxicos, no espetáculo “Numa Sala de Reboco”, uma homenagem ao eterno Rei do Baião Luiz Gonzaga. Em 2009 fez apresentação com o Hermeto Pascoal e Grupo, no festival de inverno de São Joaquim.  Em 2011 participou da mostra Luso-Brasileira na cidade de Coimbra em Portugal com o Grupo Dr. Raíz. Em 2013, apresentou-se ao lado de Elomar Figueira Mello, João Omar e João Claudio Moreno, na fundação Casa dos Carneiros, em Vitória da Conquista (BA). Em Fortaleza, a convite do SESC, fez uma residência que gerou o projeto "ó O Auê ai", reunindo grupos de música, dança e compositores da terra com o propósito de difundir a música da Região.  Concebeu o Projeto Encontro de Músicos desenvolvido para a ONG BEATOS (Crato-CE), organizando as quatro primeiras edições.
Participou na gravação do primeiro álbum do compositor Sueco Olle Linder chamado "Cheio de Gente" e do álbum Encruzilhada do gaitista carioca Jefferson Gonçalves (2011).
No teatro, apresentou-se no espetáculo “Homenagem a Calvino: Cosmicômicas”. Direção de Alessandra Vannucci, Paula Águas, com Júlio Adrião, acrobatas da Escola Nacional de Circo e colaboração de Boris Vecchio.  Apresentou-se ainda ao lado de Rebeca Queiroz com o espetáculo Estórias Pintadas, com a Cia Carroça de Mamulengos e com o grupo Chileno El Circo del mundo. Em parceria com Geraldo Júnior, fez a direção musical, arranjos e composições,  do espetáculo de Waldir Azevedo com a direção de Sidney Cruz.  



DIA 30/01 - SEXTA -FEIRA





CENTRO DE CONVENÇÕES PADRE ÁGIO AUGUSTO MOREIRA


14h - Masterclass - DIHELSON MENDONÇA, Crato - CE

"A arte da Improvisação Musical - A música enquanto Talento e Criatividade"


(Dihelson Mendonça faz uma abordagem histórica sobre a arte da improvisação em música, e trata das ferramentas básicas para o desenvolvimento de uma arte criativa. Segundo ele, os 4 elementos da música são: A melodia, a harmonia, o ritmo e a criatividade). Todos os elementos serão abordados pelo músico em sua masterclass, que requer a participação ativa da platéia). 



PRAÇA ZÉ PAJÉ
18h - 





SÉ CATEDRAL - CRATO/CE  


19h30 – Concerto : Orquestra de Câmera Cordas Ágio 
Solistas: Valérie Vervoort (Soprano) - Bélgica
                Eliot Lawson (Violino) - Bélgica





CENTRO DE CONVENÇÕES PADRE ÁGIO AUGUSTO MOREIRA

20h - Tributo a Radegundis Feitosa - “Duo Nordeste”
Gilvando Silva (Trombone), Erick Jonh ( Piano)



PALCO PASÁRGADA

20h30 - DIHELSON MENDONÇA
Dihelson Mendonça é considerado pela crítica especializada, um dos maiores pianistas do Brasil. Possui um estilo eclético e virtuosístico, que cativa a platéia. Compositor de mais de 200 peças no estilo erudito e popular, é grande pesquisador da música em geral, e em seus shows executa desde o Jazz aos grandes mestres da música de Concerto, tais como Beethoven, Mozart, Chopin e Liszt, passando pela releitura dos clássicos da Música Popular Brasileira.

Músico instrumentista, arranjador, compositor, ( além de escritor, cronista, fotógrafo, videomaker, webdesigner e técnico de estúdio ), Dihelson Mendonça tem sido elogiado por grandes músicos do Brasil e do exterior, e já tocou e gravou com músicos renomados como o multi-instrumentista Arismar do Espirito Santo, Vinícius Dorin ( sax Hermeto Pascoal ), Toninho Horta, Ricardo Júnior ( tecladista ), Márcio Resende ( saxofonista ), Cleivan paiva ( guitarrista ), e participou de inúmeros shows de artistas tais como Hermeto Pascoal, além de dezenas de outros. Além da sua carreira musical, trabalha em vários projetos simultâneos, que vão desde a manutenção de vários espaços na Internet de apoio à música instrumental do Brasil, como o site "Portal do Jazz", Web-Rádio e Web-TV Chapada do Araripe, que divulgam a música instrumental Brasileira, além de atuar como radialista e apresentador de TV.

Após haver gravado nos anos 80 e 90 com grandes nomes da música popular Brasileira, Dihelson Mendonça gravou seu primeiro CD autoral, intitulado “A Busca da Perfeição”, inteiramente patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil; Um trabalho complexo e conceitual elogiado pela crítica, que reúne músicos caririenses de diversas tendências, que variam desde o Jazz ao Rap, passando pela bossanova e a moderna música do Brasil. Dihelson possui uma extensa lista de mais de 200 composições instrumentais em diversos estilos, que abrange das formas eruditas aos trabalhos populares de vanguarda, tendo composto baiões, frevos, sambas, bossanovas, valsas, mazurkas, além de estudos para piano, e até sonatas para piano e flauta. Recentemente seu trabalho como compositor foi requisitado, ao compor a trilha sonora orquestral para um documentário para cinema, que recebeu premiações. Suas composições têm sido gravadas por diversos  músicos, e tem feito trabalhos em parceria com compositores como Haroldo Ribeiro, contrabaixista Luciano Franco, tecladista Edson Filho, o guitarrista Cleivan Paiva, a cantora Fhátima Santos, e a cantora Ana Canário, dentre outros. Participou por 6 anos consecutivos do festival de Jazz & Blues de Guaramiranga. Ao longo de mais de 25 anos de carreira, recebeu diversos troféus pela sua atuação no campo musical, e suas composições tem recebido encomendas de partituras por músicos do exterior a fim de  gravar o seu trabalho. Dihelson Mendonça recebeu também vários convites para viagens à Europa, Estados Unidos, França e Canadá, mas tem recusado, por achar que o momento certo se dará após o lançamento do seu segundo CD, intitulado: "Piano Brasileiro". Dihelson foi convidado pela Berklee College of Music, dos Estados Unidos, para atuar como professor e monitor.

Dihelson Mendonça Sousa nasceu em Crato-CE no dia 15 de Agosto de 1966, e cedo demonstrou seu talento e inclinação para a música. Estudou na SCAC - Sociedade de Cultura Artística do Crato em 1980, sob os cuidados da professora Diana Pierre, e por 3 anos e foi vencedor do prêmio de melhor aluno do conservatório. Neste mesmo ano, descobriu acidentalmente um disco do trio do pianista canadense Oscar Peterson, e isso mudou toda a sua visão musical: Assim, em 1986, abandonou o curso de Engenharia Eletrônica  pela música.Formou seu primeiro grupo de Jazz em 1987 com professores da Universidade Federal da Paraíba.

Após muitos anos tocando na noite e viajando pelo Brasil com seu grupo, em 1997, esteve em Nova York e pode contactar  grandes nomes do jazz da atualidade, como: Michel Camilo, Joe Henderson e Mccoy Tyner. Dessa experiência resultou a formação de novo trio de jazz e na apresentação de vários shows pelo Brasil.

No cenário cearense Dihelson Mendonça foi o maestro e arranjador de todas as edições de um dos maiores festivais de música do Ceará: O CHAMA ( Chapada Musical do Araripe de MPB ), nos anos 90, e atua também como escritor, designer, fotógrafo, videomaker, diretor musical, arranjador, compositor, além de pianista. Participou de vários festivais a nível nacional, com destaque para o Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga-CE durante 6 anos. Dividiu o palco com alguns dos maiores nomes da música instrumental Brasileira, tais como Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Arismar do Espírito Santo, Vinícius Dorin, dentre muitos outros. Em 2010, lançou seu primeiro trabalho autoral, denominado "A Busca da Perfeição", um trabalho gigantesco, com Livro/CD de mais de 100 páginas fotográficas, inteiramente patrocinado pelo BNB,  feito de composições para piano solo, poemas musicados, e experimentos sonoros, Dihelson acredita que a grande arte consiste no poder da criação e do talento. O trabalho "A Busca da perfeição" representa uma tentativa aos dias de hoje do ideal de Richard Wagner da fusão das artes visuais, poéticas e auditivas. Atualmente ( 2015 ), trabalha no seu estúdio, localizado na cidade de Crato, compondo, gravando, e entrevistado outros músicos do cariri, além de continuar as suas tournées musicais pelo restante do Brasil, onde seu trabalho é mais conhecido e reconhecido.

DESTAQUES:

- O Único artista do Cariri com CD gravado com PATROCÍNIO EXCLUSIVO do Banco do Nordeste do Brasil - BNB

- O Único artista do Cariri a ser convidado a tocar 6 vezes no Festival Internacional de Jazz & Blues de Guaramiranga

- O Único artista do Cariri a tocar mais de 10 vezes no Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza, no Cariri e na Paraíba.

- O Único artista do Cariri a receber o famoso prêmio NELSON´S de aclamação à arte produzida no Ceará.

- O único pianista do Ceará convidado a tocar um recital exclusivamente com obras de Mozart, em janeiro de 2006, em Fortaleza- CE,  por ocasião dos 250 anos de Mozart, executando obras do renomado compositor, e improvisando também livremente sobre os temas destas composições.

- O único artista do do Cariri com mais de 200 composições autorais instrumentais e vocais com e sem letra, que transita entre quase todos os gêneros da música de vanguarda, seja Clássica, Popular Brasileira ou Internacional, sendo formada por dúzias de Choros, Frevos, Sambas, Bossanova, Baiões, Xotes, Salsa, Reggae, quarteto de cordas, duos de flautas, sonatas para piano, flauta, e até músicas no estilo barroco e do período romântico do século XIX.

ALGUNS  PONTOS  IMPORTANTES  DO  CURRICULUM  VITAE

"Em uma carreira musical de mais de 25 anos devotada à música, Dihelson Mendonça já demonstrou o seu talento, através de centenas de apresentações musicais em teatros, casas noturnas, auditórios, etc, tocando lado a lado com grandes nomes da música Instrumental brasileira, tais como: Hermeto Pascoal, Gilson Peranzzetta, Mauro Senise, Arismar do Espírito Santo, Luciano Franco, Toninho Horta, Vinícius Dorin (Saxofonista), André Marques ( banda Curupira ), Itiberê Swarg (Baixista, toca com Hermeto pascoal) , Márcio Bahia (Baterista), Beto Batera ( Irmão do Carlos Bala - baterista ), Carlinhos Patriolino, Márcio Resende, Nenê (Baterista), Fhátima Santos (cantora), Lia Chaves (cantora), João Senna ( Sax ), Ricardo Júnior (Pianista e Arranjador da cantora Dóris Monteiro), Cleivan Paiva (Guitarrista com quem mantém um dueto de Jazz) , dentre tantos outros.

FESTIVAIS:

01 - Foi organizador, diretor Musical, Maestro e Curador por 2 edições do grande Festival CHAMA ( Chapada Musical do Araripe de Música Popular Brasileira ), edição de 1993 e 1995 em Crato-CE.
02 - Participou da Curadoria do Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga – CE.
03 - Participou como tecladista e arranjador para o músico caririense Pachelly Jamacaru no Festival nacional dos Economiários em 1991 em Porto Alegre – RS, do qual ganhou o prêmio de Melhor arranjo.
04 - Participou como tecladista em apresentação do músico pachelly jamacaru no Festival Nacional dos economiários em 1988 em Manaus – AM.
05 - Participou como tecladista em apresentação do músico Pachelly Jamacaru no Festival Nacional dos economiários em Campos do Jordão – SP - 1994.
06 - Participou em 7 edições do Festival de Jazz & Blues de guaramiranga- CE sendo convidado a tocar ao lado de grandes nomes da Música instrumental Brasileira, dentre os quais Toninho Horta e Arismar do Espírito Santo, bem como com sua própria banda.

ALGUNS EVENTOS MUSICAIS DE DESTAQUE:

00 - Foi convidado para o cargo de monitor na Berklee Colege of Music, uma das mais renomadas escolas de música do mundo, nos Estados Unidos, em 1988 juntamente com o guitarrista paraibano Jocel Fechine.
01 – Fez parte do primeiro quinteto de Jazz da Paraíba, em 1985 do DART – Departamento de Artes da Universidade Federal da Paraíba, do qual contava com Fernando Rangel no Contrabaixo e o grande guitarrista Jocel Fechine, dentre outros.
02 – Em 1986, formou o primeiro grupo de Jazz da região do Cariri, o “Cariri Samba-Jazz Quartet” , que combinava o estilo instrumental com suas próprias composições, e também tinha um papel didático, no esclarecimento ao público das diversas formas de estilo musical.
03 – Em 1988 realizou concerto: Dihelson Mendonça in Concert – no SESI em Crato, interpretando Clássicos e Jazz ao Piano solo e Trio.
04 - Tocou na Sala Tom Jobim em 1991 em Porto Alegre- RS.
05 – Trabalhou por 3 anos na casa noturna “Choppana” em Crato ( 1992-1995 ), interpretando Música Popular Brasileira, ao lado da cantora baiana Lia Chaves.
06 – Fez participação como tecladista no show de Hermeto Pascoal em 1998 na cidade de Crato.
07 - Participou inúmeras vezes do projeto BEC Seia e Meia, realizado no Teatro José de Alencar em Fortaleza. ( 1997 ) com incontáveis artistas cearenses.
08 - Realizou show com o multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo no espaço “Pontal” da Praia de iracema em Fortaleza – (2000)
09 – Realizou Show com seu grupo no CCBN – Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza ( 2000 )
10 – Participou em 6 edições do Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga . Foi convidado por inúmeras vezes para integrar a banda dos maiores músicos cearenses, a exemplo de: Luciano Franco, Zé Antonio guitarrista, Fhátima Santos, Nélio Costa, Márcio Resende, etc…
11 – Foi convidado por Toninho Horta para participar do seu Show em Guaramiranga.

12 - Tocou na Manny´s Music em Nova York piano duo com um pianista da Julliard School ( 1997 )

13 – Trabalhou por 3 anos na melhor casa noturna de Fortaleza, o “Caros Amigos”, ( 1999-2002 ) com diversos músicos de renome da capital cearense, dentre eles: Fátima Santos, Késia, Ricardo pontes, Ricardo Leite, Nélio Costa, Luizinho Duarte, Jerônimo Neto, guitarrista Zé Antonio, Aroldo Araújo, Haroldo Ribeiro, Denílson Lopes, Aparecida Silvino, dentre outros.

14 – Trabalhou por cerca de um ano no hotel “Villa Gallé” em Fortaleza, com a cantora Fhátima Santos e o baterista “Beto batera”, mostrando o melhor da Música Brasileira aos turistas estrangeiros. ( 2002 )
15 – Foi convidado a fazer show de Homenagem à Hermeto Pascoal no CCBN – Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza ( 2002 )
16 - Realizou Concerto de Piano Clássico: Dihelson Mendonça interpreta Frederic Chopin, no Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza – 2003.
17 - Realizou Show: Dihelson Mendonça Elektric Band onde prestou homenagem ao músico Chick Corea, no Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga. ( 2004 )
18 - Realizou Show/Tributo à Bill Evans no Centro Cultural Banco do Nordeste ( CCBN ) em 2004.
19 - Participou do projeto Sonata ao Luar, realizado pela Sociedade de Cultura Artística de Crato, interpretando peças de Chopin, em agosto / 2004.
20 - Foi o único artista do cariri escolhido para realizar um show no Sesc Crato, no lançamento pelo então Governador Lúcio Alcântara, do projeto para incentivo à cultura e às Artes no Crato (2004).
21 - Foi convidado por diversas vezes para tocar Jazz e música Brasileira em jantares oficiais de inúmeras autoridades cearenses, desde o ex-governador Tasso Jereissatti , jantares para Ministros de Estado, e governos municipais.
22 – O único pianista do Ceará convidado a fazer um recital de Piano em Fortaleza- CE, em Janeiro de 2006, por ocasião dos 250 anos de Mozart, executando obras complexas deste renomado compositor, e improvisando também livremente sobre os temas destas composições.
23 - Realizou de 1998 a 2011 incontáveis Concertos Clássicos interpretando Bach, Beethoven, Chopin, Liszt, Debussy e diversos outros compositores eruditos no Centro Cultural Banco do Nordeste e SESC.
24 - Em seu estúdio em Crato, gravou diversos trabalhos de outros artistas caririenses.

DIRETOR MUSICAL:

01 - Direção Musical do Show: “Soy Loco por Ti América latina” de Luiz Carlos Salatiel.
02 - Direção musical de inúmeros shows do artista cearense Pachelly Jamacaru.
03 – Direção musical do Show “Edipianus’ da cantora cratense Auci ventura - 1988
04 - Direção musical do CD – Balaios da Vida, de Pachelly jamacaru – 1994
05 - Direção musical do CD – Pachelly Jamacaru – 2000
06 - Direção musical do CD - Cria Minha - pachelly Jamacaru - 2009

PROGRAMAS DE TV:

Participou de inúmeras apresentações na TV DIÁRIO em Fortaleza, entre 2003 e 2005

TRABALHOS GRAVADOS (CDs )

Como Integrante e Diretor Musical:

CD – Festival Nacional dos Economiários – Edição 1991
CD – Balaios da Vida – Pachelly Jamacaru – ( 1994/1995)
CD – Pachelly Jamacaru - 2000
CD – Vôo dos Sons – Darwinson - ( à convite do músico Toninho horta ) – 2000
CD – À Solta - Cinthia Moraes ( 2001 )
CD – Luciano Franco – 2004
etc...

Como Autor e produtor:

CD – A Busca da Perfeição – Dihelson Mendonça - ( primeiro álbum solo ) ( 2009 ).
CD – Dihelson Mendonça interpreta Frederic Chopin ( em fase de gravação – 2011 )
CD - A Música de Dihelson Mendonça ( Em fase de gravação - 2011 )
CD - A Música Moderna do Ceará - ( já em processo de lançamento )
CD - 10 anos centro cultural Banco do Nordeste ( lançado em 2010 )

PALESTRAS , CONFERÊNCIAS & CURSOS:

01 - Foi professor por 2 anos ( 1986-1987 ) das disciplinas de: Piano Clássico, Piano Jazz e do curso de Teoria musical e Harmonia de Jazz na Sociedade de Cultura Artística de Crato ( SCAC ).
02 - Ministrou Workshop na Universidade Estadual do Ceará UECE – Campus Itaperi em 1998 sobre Jazz-Piano.
03 – Ministrou Curso de Musicalização e Formação Musical promovido pela SECULT no período de 21/11/2005 a 07/12/2005 na cidade de Missão Velha – CE.
04 – Ministrou Curso de Teclados para profissionais da área e iniciantes, promovido pela SECULT-CE, no período de 12/01/2006 a 20/01/2006 na cidade de Iguatu - CE

ALGUMAS PREMIAÇÕES:

01 – Foi agraciado com diversas bolsas de estudo, desde o tempo de Conservatório, sempre tirando o primeiro lugar pelo esforço e dedicação à música.
02 - Juntamente com Pachelly Jamacaru, foi agraciado com o Troféu de melhor arranjo do Festival Nacional dos Economiários do Rio grande do Sul – edição de 1991.
03 - Foi agraciado por 2 vezes com o troféu de melhor músico no “Prêmio Destaque do Ano” – edição 1991 e “Prêmio Destaque Ceará” – edição 1994, aclamado por Júri popular.
04 - Foi agraciado com o Prêmio Nelson’s - Troféu de melhor tecladista do Ano 2003 em Fortaleza – CE escolhido por Júri popular.

Etc, etc, etc...
Release Editado por Haroldo Ribeiro (Janeiro/2015).




21h30 - Encontro de Mestres (Professores)





22h30 - Raphael Belo Xote – Crato/Ce






















DIA 31/01 - SÁBADO




CENTRO DE CONVENÇÕES PADRE ÁGIO AUGUSTO MOREIRA




15h - Rodrigo Soares (Flauta Transversal), Erick Jonh (Piano)

15h30 às 18h - Mostra das Oficinas









20h - CONCERTO DE ENCERRAMENTO  DO FESTIVAL

Valérie Vervoort (Soprano)
Eliot Lawson (Violino)
Rodolfo Lima (Contrabaixo)
Erick Jonh (Piano)
Izaira Silvino (Canto Coral)  
Orquestra Cordas Ágio
(Regência: Rogério Fernandes - Joselho Rocha)



PALCO PASÁRGADA

22h - Profº.  DIEGO SOUSA ( Prática de Conjunto)


22h30 - Lucas Silva e Banda




Lucas Pereira da Silva, mais conhecido como Lucas Silva, (São Paulo, SP, 16 de novembro de 1996) é um jovem compositor e instrumentista brasileiro, estudante de música pelo Curso Técnico em Regência, na Escola Estadual de Educação Profissional Governador Virgílio Távora, em Crato - Ceará.

Lucas Silva atuou como instrumentista e vocalista por quatro anos em bandas de Pop Rock e Metal Progressivo, possibilitando seus primeiros contatos com um público maior. No ano de 2013, formou a Banda Acústicozeronove, onde mostrou uma nova linha de trabalho, abrangendo mais da MPB (Música Popular Brasileira).
Em 2014, passou a desenvolver um trabalho solo, a fim de desvencilhar novos horizontes a sua carreira musical. Baseando-se em artistas consagrados da música brasileira que sempre lhe serviram de inspiração como: Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Cazuza, entre outros nomes mais atuais. Bem como artistas locais que incentivam o jovem artista, como: Geraldo Junior, Dudé Casado, Diego Souza e Cícero Galdino. Histórico de Apresentações:  O artista carrega a experiência de ter participado de grandes eventos como: Festival Jazz e Blues, Festival Cordas Ágio, Abertura do show do Marcos Lessa (Crato-CE), além de apresentações em casas de show, bares e restaurantes na Cidade do Crato.




SHOW DE ENCERRAMENTO


23h3o- Ana Paula Nogueira


 Iniciou seu mundo musical aos 13 anos de idade, quando fez sua primeira apresentação ao público na escola em que estudava na cidade de Granito - PE, onde mostrou ser uma grande promessa  para a  música popular brasileira.
           Cantora, compositora e intérprete, Ana Paula Nogueira revela-se parte da nova face da música brasileira, com influências  da música regional nordestina. Com uma carreira brilhante e premiada, Participou de vários festivais, sendo premiado em todos,  entre eles citamos: I FESTIVAL DE MUSICA AUTORAL conquistando o 3º lugar  e o 2º lugar no FESTIVAL CARIRI DA CANÇÂO ESTUDANTIL nos anos de 2009, 2010 e 2011,todos na cidade do Crato-CE.
Ainda no ano de 2011 ficou como melhor intérprete nos FESTIVAL CARIRI DA CANÇÂO ESTUDANTIL e CANTA CARIRI, respectivamente nas cidades de Crato- CE e Barro- CE. 
Nos anos de 2009 e 2010 e 2011 também  participou do FESTIVAL NAÇÃO CULTURAL, em Exu-PE, produzido pela FUNDARPE (Fundação do patrimônio Histórico e Cultural de Pernambuco).
Em 2011 apresentou o show em homenagem ao mestre Luiz Gonzaga, com  o show intitulado faces e versos do rei do baião, acompanhada pelo tão admirado acordeonista Epitácio Pessoa no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri- CCBNB, na cidade de Juazeiro do Norte- CE. Seguindo a mesma linha de apresentações fez outros shows nas cidades de Crato-CE, Granito-PE e Exú- PE.  Ana Paula Nogueira já marcou o seu nome no meio musical nordestino e seus shows marcam pela forte presença de palco e pela interpretação impar que lembra algumas das grandes vozes da música brasileira.
Atualmente faz parte da associação Luiz Gonzaga dos forrozeiros do Brasil, com sede na cidade de Exu - PE.
Em 2012 foi finalista do programa Ídolos da TV Record, cantando a musica tradicional nordestina, o forró autêntico pé de serra.
Prêmio talentos cariri em 2012, eleita por aclamação popular na cidade de Juazeiro do norte – CE.
Melhor interprete e 2º lugar no CALDAS FEST 2013.
Conquistou o premio de melhor interprete e o 2º lugar no FESTIVAL FORRÓ FEST 2014, no estado da Paraíba, com a final no parque do povo, em João Pessoa, Realizado pela TV Cabo Branco.
Gravação e lançamento do 1° DVD ao vivo show Certidão Nordestina em 2014, com as participações de Flavio Leandro, Tagino Gondim, Fabio Carneirinho, Di jesus, Elmo Oliveira, Epitacio Pessoa e Irah Caldeira.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário