NENHUM SAFADÃO ME REPRESENTA! CULTURA É COISA SÉRIA!

"NENHUM SAFADÃO ME REPRESENTA! CULTURA É COISA SÉRIA!

Por Alexandre Lucas*
Precisamos aprofundar as políticas públicas para cultura no Ceará e criar uma sintonia com a conjuntura nacional. É preciso criar fomento para as artes e a diversidade cultural de forma desburocratizada e acelerar os mecanismos de empoderamento e controle social, como: ampliar o Cultura Viva no Ceará, garantir a aprovação do percentual mínimo - PEC 150 ( PEC dos 2% para cultura) e a agilidade na implementação do Sistema Nacional de Cultura que prevê um novo trato da cultura de forma sistêmica e conectada nacionalmente, através de criação de planos, fundos e conselhos nas três esferas ( municipal, estadual e da União), garantindo mecanismos políticos, econômicos e jurídicos para dar uma reviravolta nas políticas públicas.
Avançamos nos últimos anos por conta de dois fatores fundamentais, a compreensão de política pública para a cultura por parte dos gestores, a cultura de "deixa de ser um bom negócio" como era vista na gestão do PSDB e passa a ser vista como vetor de desenvolvimento social e humano e paralelamente o empoderamento dos movimentos sociais de cultura que possibilitou articulações nacionais, através de criação de redes e condições materiais de mobilização e de dialogo. O que reverberou em várias conquistas no plano de avanço e de discussão de uma nova legislação para cultura no país.
No Ceará, ainda precisamos destravar algumas questões de ordem burocrática para atingir outro estágio, porém, estamos numa maré de grandes possibilidades e caminhando para construção do Sistema Estadual de Cultura.
Todas essas questões devem ser tratadas como prioridades de luta para os que acreditam na cultura como instrumento de contribuição para a construção de uma sociedade mais fraterna, socialmente justa e de cultura permanente de paz.
Diante disso precisamos está dispostos para a defesa deste rumo e o enfrentamento a qualquer perspectiva de SAFADEZA COM A CULTURA!

Não podemos nos omitir diante daqueles que ver a cultura ligada ao mercado e a desumanização, aqueles que fazem apologia a promiscuidade, o machismo, as drogas e a degeneração humana.

Façamos trincheiras a qualquer safadão! Outra cultura é possível!"

*Pedagogo, artista/educador e integrante do Coletivo Camaradas.


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário