Mole de coração, duro de convicção

Erika Cristina atual Coordenadora das Políticas Públicas para Juventude do Crato e militante do Partido Comunista do Brasil - PCdoB 

Por Alexandre Lucas*

Poderia contextualizar num estilo bem comunista, o papel político das juventudes. As suas lutas e seus desafios, as suas diversidades e estatísticas, mas não me sobra racionalidade neste instante para pontuar essas questões.  Estou com o coração mole e mais vermelho.

Mas ele é sempre assim: mole. Mole por ser esmagado constantemente por uma realidade repressora, criminosa e excludente, que se faz presente para um grande contingente das juventudes, em especial das juventudes negras. Mole, por ver cenas covardes de policias fortemente armados promovendo a sua ordem: espancar as juventudes dos movimentos sociais que saem as ruas para lutar para estabelecer uma nova ordem social. Mole, por ver agressiva campanha pela criminalização e extermínio das nossas juventudes. Mole, por ver uma  TV sanguinária    que “espertaculariza” a exclusão social e  a morte.

Hoje, tive que respirar mais fundo e segurar fortemente o choro, o coração ficou como sempre mole, desta vez  por receber disparos de orgulho.

Depois de anos de muita luta, quase duas décadas, tivemos hoje no Crato, um fato histórico, a posse do primeiro Conselho Municipal de Juventude, composta por uma diversidade de forças e movimentos sociais. Depois de tantos anos, a juventude conquistou dois importantes espaços políticos para discussão e fortalecimento das políticas públicas para juventude, um Conselho e uma Coordenadoria ligada ao Gabinete do Prefeito. Isso é uma conquista fundamental para avançar no campos sociais e nos marcos legais.

No mesmo momento da posse do Conselho, o prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Matos  aderiu ao Programa  Juventude Viva do Governo Federal,   o qual visa potencializar uma série de programas sociais intersetoriais, tendo como público em potencial, as juventudes negras, que são as mais vitimadas dentro chamado extermínio da juventude, conforme sinaliza a Secretaria Nacional de Juventude.

Mas o que me deixou mais mole, propicio a chorar. Vou ver que essa luta, foi travada, por uma jovem que desde a década de noventa do século passado, milita pela causa da juventude,  marchamos juntos como irmãos de bandeira, ela também tem o coração mole, mas a dureza das convicções. Erika Souza, atual coordenadora das políticas públicas para juventude do Crato  me representa, como Camarada, irmã,  gestora pública e  comunista. 
   
*Pedagogo, artista/educador.
16.09.2013


                 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário