Anunciado calendário e tema da 3ª Conferência Nacional de Cultura


Anunciado calendário e tema da 3ª Conferência Nacional de Cultura


O Secretário de articulação institucional do Ministério da Cultura, João Roberto Peixe, em palestra no “Seminário de Planos Estaduais de Cultura” informou as bases da 3ª Conferência Nacional de Cultura (CNC) que acontecerá em novembro de 2013. "Achamos importante que todos adiantem-se e não deixem a discussão para o último momento", disse ele.


Municípios, Estados, ONGs, Conselheiros de cultura, Pontos de Cultura e demais interessados efetivamente nas Políticas Públicas para a Cultura devem movimentar-se desde já na preparação das conferências locais, salientou o Secretário.

O tema geral desta 3ª Conferência será Uma Política de Estado Para a Cultura - Desafios do Sistema Nacional de Cultura.

Calendário de realização

Nos municípios até dia 14 de julho, regionais, até 15 de setembro e estadual até 29 de setembro. Já a Conferência Nacional está prevista de 23 a 26 de novembro.

As conferências

São permitidas e até estimuladas as conferências intermunicipais, visando facilitar o processo, mas o ideal é que cada município organize pelo menos um encontro local/conferência livre, de modo a chegar na conferência intermunicipal com um conjunto mínimo de propostas que reflitam sua realidade local. Nas duas primeiras conferências nacionais de cultura muitos municípios ficaram sem propostas próprias, apenas discutindo os temas nacionais ou as demandas locais. A III Conferência Nacional de Cultura, a partir dos vários formatos possíveis de suas prévias, deve avançar neste sentido, para assumir seu papel de orientação de planejamento público para o setor de Cultura e Arte.

As conferências livres

Poderão ser organizadas conferências livres foram criadas para ampliar a participação dos diversos agentes culturais na Conferência Nacional de Cultura, de forma criativa e inovadora. Elas não competem ou concorrem com as etapas oficiais e são um importante espaço de mobilização de grupos, entidades e participantes para as Conferências Estaduais, bem como de continuidade, aprofundamento e ampliação de suas discussões. Não elegem delegados, mas enviam relatórios válidos. 

Em nota, o Sistema Nacional de Cultura (SNC) pontua que ainda não foi publicada no Diário Oficial da União a convocatória da 3ª Conferência, por isso, solicitam que os municipios não convoquem ainda suas conferências municipais.

Da redação do Vermelho
Fonte: SNC
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário