Semana Freiriana do Cariri integrará agenda de comemorações sobre os 50 anos da experiência de Paulo Freire em Angicos


O ano de 1963 ficou marcado pela experiência de alfabetização de adultos vivida por Paulo Freire, Madalena Freire, Carlos Lyra, Elza Freire e vários outros, em Angicos (RN), totalizando 21 alfabetizadores e 350 moradores locais envolvidos no processo, dos quais 300 foram considerados alfabetizados ao final da experiência, em abril do mesmo ano.
Mais que uma experiência bem sucedida de alfabetização de adultos, Angicos representa um marco histórico na confirmação do papel transformador que a educação pode desempenhar na formação humana e crítica de homens e mulheres e na construção de uma nova visão de mundo e de sociedade a partir de processos dialógicos e de reconhecimento da identidade de cada lugar e dos modos de vida de suas gentes.
Para comemorar os 50 anos da revolução freiriana na educação, a comissão do projetoPaulo Freire – 50 anos de Angicos abriu a possibilidade de incorporar na sua agenda de celebrações outros eventos e atividades autogestionadas, além daqueles propostos por ela.
De acordo com os membros da Comissão, o objeto é avançar nas políticas e ações de alfabetização. As ações devem transcender o caráter meramente comemorativo, ganhando conteúdo pedagógico para dar continuidade ao ethos freiriano na educação brasileira.
Além da programação oficial, disponível no site do Projeto, a agenda contará com atividades como o Seminário Internacional Educacion Popular e Integracion Regional: vigencia y perspectivas del pensamiento de Paulo Freire, que será realizado em Buenos Aires, na Argentina, nos dias 24 e 25 de abril de 2013.
3ª Semana Freiriana do Cariri também integrará a agenda de comemorações dos 50 anos do “experimento de Angicos”. O evento será realizado em setembro desse ano e, exemplo das edições anteriores, deverá reunir pessoas de várias partes do Nordeste e de outros lugares do Brasil.
A Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA), organização não governamental responsável pela Semana, já iniciou os diálogos internos para a concepção desta terceira edição do evento, que terá como tema central os 50 anos de Angicos.
Como acontece todos os anos, nos próximos dias estará sendo constituída a comissão organizadora desta terceira edição da Semana, e que deverá trazer algumas novidades, além das atividades já conhecidas do público participante como as rodas de conversa, a mostra de trabalhos científicos, as partilhas de boas práticas e saberes e o festival de sabores, sons e cores da gente, informou Joelmir Pinho, diretor geral da EPUCA.
Entre as ações já iniciadas pela Escola para a edição desse ano está o lançamento de uma campanha nacional de crowdfunding para levantamento de recursos junto a instituições públicas e privadas e a própria sociedade.
Traduzido para o português como financiamento coletivo ou financiamento colaborativo, crowdfunding é a obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa.
As informações sobre a campanha, inclusive como participar da mesma, poderão ser acessadas através do endereço http://semanafreiriana.wix.com/campanhasfc2013.
De acordo com Joelmir Pinho, em 2011 a Semana Freiriana reuniu cerca de 650 pessoas. Já em 2012 esse número superou a marca dos dois mil participantes. Considerando essa tendência de crescimento do evento e a importância da temática desse ano, a expectativa é que a 3ª Semana Freiriana do Cariri reúna mais de 3 mil pessoas de diversas partes do país.
_____________________________
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário