A Felicidade e o Feliciano



Por Flavianny Tiemi*


Hoje, a capa do Jornal Correio da Bahia, trouxe uma polêmica nacional à tona. Em caixa alta anuncia: Felicidade, dizendo que a cantora Daniela Mercury assumiu seu relacionamento com Thaís. E Abaixo, Feliciano, que todos sabem, Presidente da Comissão de Direitos Humanos, famoso por suas declarações homofóbicas.

Feliciano conseguiu colocar na sociedade um debate que estava no armário. Obrigou a toda uma geração conservadora, recalcada, e ressentida a enxergar que a individualidade, é de responsabilidade de cada um e que os modelos de família e sexualidade se alteraram. Cada vez mais, avançamos para conseguir respeitar os direitos individuais, que já não cabe mais a defesa da tradição, família e propriedade.

Como mãe e educadora que dialoga com os jovens, vejo uma geração mais livre, menos preconceituosa, e discutindo, não a inicialização à sexualidade hetero - como nos ensinaram, mas a inicialização da sexualidade como um processo de afetividades que inclui o prazer e o gozo seja lá com quem for. Alterando as percepções sobre o corpo, sobre o prazer, sobre o amor. 

Participei de um evento recentemente, um curso de formação para professores sobre Saúde e Prevenção nas Escolas, onde participavam professores, agentes de saúde e jovens – adolescente. Nesse curso ouvi de alguns professores, na discussão sobre homofobia “eu num sou homofóbico, respeito, mas ele lá e eu aqui, não preciso ser amigo dele, mas não vou agredi-lo, nem violentá-lo” ou “não sei se consigo conviver com as amigas lésbicas da minha filha, na rua tudo bem, mas dentro de casa?!”.

Comentando sobre isso com um amigo sobre o ocorrido (que também está no curso) disse que invocar a palavra respeito, parece mágica para os professores. Digo “respeito”, e ele aparece. Com muita ironia ele me disse: “Você deveria ter dado o exemplo da água. Quem tem fobia à água, não vai lá agredir a água com palavrões nem chutes, apenas não chega perto. A água, lá. E você, aqui.

No mesmo curso ouvi os jovens discutindo abertamente as práticas homofóbicas. Abordando as questões de afetividades e direitos individuais. Isso me fez refletir que precisamos avançar. Está na hora de pensarmos numa educação para a sexualidade que abordem as práticas afetivas de identidade de gênero até o ato sexual entre pessoas do mesmo sexo, de maneira aberta, para que a descoberta sexual seja prazerosa, plenas de cuidado com os corpos envolvidos.

Ainda vejo a necessidade de avançar em questões morais e arcaicas que se arrastam no debate social brasileiro, como a legalização do aborto. Em pauta, mas que recai diariamente na marginalização, criminalização e maus tratos das que praticam. O que acho engraçado, é que aqueles que defendem contra a legalização do aborto utilizam o argumento "todo ser tem direito a vida" e uma crença individual, faz com que queiramos que o Estado regule a ação do outro (porque se somos contra podemos simplesmente não praticar, já que é um direito individual da escolha), proibindo que o outro faça algo que só tem consequência o indivíduo.

Mas isso é assunto para outra hora. Voltando ao Feliciano VS a Felicidade, a sociedade brasileira começa a debater a partir das declarações de Feliciano, o atrelamento do Estado com a religião e perceber claramente, como é perigoso os discursos e práticas, principalmente dos educadores, a respeito de valores, de ensino religioso de base bíblica na escola pública, do amor. Como diz uma amiga, pra terminar: “no islã, apedrejar mulher adultera é um valor”.

*Filosofa, pesquisadora,  produtora cultural e militante dos movimentos sociais   



Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário