IV Festival de Jericoacoara abre inscrições para cineastas




A quarta edição do festival reconhecido como um dos eventos referenciais para o cinema independente acontece de 15 a 21 de junho e reunirá, na paradisíaca praia cearense, grandes nomes e novos realizadores do audiovisual nacional. As inscrições de curtas-metragens produzidos em tecnologia digital já estão abertas, para cineastas de todo o País, através do site www.jeridigital.com.br


Pelo quarto ano consecutivo, realizadores audiovisuais de diversos estados brasileiros, responsáveis pelo novo cinema nacional, vão se encontrar em uma das praias mais belas de todo o planeta. Quando o mês de junho chegar, com o Brasil cada vez mais em destaque pela promoção de grandes eventos, o Festival de Jericoacoara – Cinema Digital realizará a sua quarta edição. Sempre fiel à proposta original, de oferecer um novo olhar sobre o cinema brasileiro – um panorama da nova produção do audiovisual nacional, democratizada tanto em conteúdo quanto em forma, por meio da tecnologia digital.

O IV Festival de Jericoacoara – Cinema Digital acontece de 15 a 21 de junho e contará, como principal atração, com a Mostra Competitiva de Curtas. As inscrições estão abertas até o dia 31 de março, através do site www.jeridigital.com.br. A inscrição é gratuita e aberta a realizadores audiovisuais de todo o País. Podem participar do festival filmes concluídos a partir de junho de 2012 e sobre quaisquer temas, nos gêneros documentário, ficção, animação e experimental.

Em 2012, 40 filmes foram selecionados para o festival, entre mais de 300 trabalhos inscritos – um crescimento expressivo, em relação às 218 inscrições recebidas pela organização do evento em 2011. Para a quarta edição, a expectativa é de continuidade dessa ampliação, afirma o diretor do festival, o cineasta, escritor e produtor cultural cearense Francis Vale, coordenador da Anhamum Produções.

“A ideia é dar prosseguimento ao festival, consolidando cada vez mais sua dimensão nacional, buscando reunir os novos realizadores do cinema brasileiro, que estão em todas as regiões, fazendo seus trabalhos, mesmo enfrentando, muitas vezes, dificuldades para divulgação, repercussão, visibilidade”, afirma Francis Vale.

“Na contramão dessa realidade, o Festival de Jericoacoara – Cinema Digital existe justamente para contribuir para dar mais destaque a novos nomes do cinema brasileiro, provando que passamos de um eixo geográfico de produção para novos e múltiplos polos, espalhados pelo País”, acrescenta o diretor do festival.

“O festival contribui para mostrar o pluralismo, essa riqueza de origens, temas e formas dos filmes, os realizadores de várias gerações que fazem o novo cinema brasileiro acontecer de um modo muito forte, pulsante”, complementa Francis, que também enfatiza a relação do festival com a comunidade como um diferencial.

Acesso e premiação

Para assegurar, na prática, a democratização da participação no evento, a produção do festival garante as despesas de transporte terrestre entre Fortaleza e Jericoacoara, alimentação e hospedagem para um representante de cada um dos filmes selecionados. “Mais do que apenas exibir os filmes, o festival se diferencia por proporcionar que as pessoas possam conviver em Jericoacoara, ao longo de uma semana, debatendo cinema e permanecendo em contato direito com o público e a comunidade”, reforça Francis Vale.

Ao longo do festival, os filmes serão apreciados por um júri composto por cinco pessoas ligadas à área do audiovisual. Premiações em dinheiro serão destinadas às obras escolhidas pelo júri como as melhores em cada categoria: ficção, documentário, animação e experimental. Também receberá prêmio em dinheiro a melhor produção dos estados Ceará, Piauí e Maranhão, em homenagem à chamada “Rota das Emoções”, que se inicia em Jericoacoara-CE, passa pelo Delta do Parnaíba-PI e se estende até os Lençóis Maranhenses. 

O festival também destinará troféus aos vencedores dos quesitos melhor filme, direção, roteiro, fotografia, trilha original e direção de arte. Além dos troféus para melhor ator e melhor atriz.

Serviço

O IV Festival de Jericoacoara – Cinema Digital tem inscrições abertas até o dia 31 de março. 

Podem participar realizadores de todo o País, com filmes produzidos em tecnologia digital. 
Inscrições pelo site: www.jeridigital.com.br. 
O festival acontece em Jericoacoara, de 15 a 21 de junho de 2013.


Fonte: Assessoria do IV Festival de Jericoacoara - Cinema Digital
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário