Frente da Cultura cria agenda de prioridades para 2013



Deputada ressaltou vitórias de sua gestão na Frente de Cultura.
A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura, presidida pela deputada federal Jandira Feghali, irá focar em 2013 a celeridade de tramitação dos projetos de lei a respeito do Procultura, Direitos Autorais, Cultura Viva e Sistema Nacional Griô. A estratégia foi acordada pela parlamentar com colegas deputados, na quarta-feira (27), na Câmara, durante encontro para divulgar o primeiro balanço de sua gestão à frente do grupo em 2011 e 2012.
“Nosso objetivo também é já pedir reuniões com a ministra (da Cultura) Marta Suplicy para fomentar essas tramitações antes de abril”, disse Jandira, ressaltando que o Conselho Consultivo da Frente da Cultura se reunirá ainda neste semestre: “O conselho é importante braço da Frente, porque participa, opina e nos guia nas demandas da sociedade civil”, pontua.
Jandira aproveitou para lembrar que a Frente de Cultura, hoje mobilizada por 300 deputados e senadores de diferentes partidos, estreitou debates importantes do Congresso com o povo brasileiro: “Ouvimos atentamente movimentos populares e organizados da sociedade, dando voz àqueles que vivem e pensam a cultura no País”.
Outro destaque foram as aprovações de matérias importantes no Congresso, além de acompanhamento de assuntos
Frente da Cultura promoverá encontro com ministério da Cultura e Conselho Consultivo
fundamentais, como os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Ecad: “Conseguimos que o governo sancionasse o Vale-Cultura, objeto de grande transformação no acesso à cultura pelo trabalhador brasileiro e que o governo promulgasse o Sistema Nacional de Cultura, que permitirá que estados e municípios se enquadrem em diretrizes nacionais para fomentar políticas públicas da área. Também estivemos apoiando a CPI do Ecad, divulgando seu relatório e negociando a aprovação da lei no Senado Federal”, afirmou.
A reunião também traçou estratégias para a aprovação de matérias sobre Marco Civil, Estatuto do Artesão, Política Nacional do Livro, projeto que prevê a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica, a regionalização da programação artística e cultural e outros.

Assista o #1minutodejandira:


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário