Encontro na Bolívia: Cultura Viva na América Latina

Caravanas brasileiras a La Paz prometem reencantar América Latina


Foi dada a largada rumo ao 1º Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária, a se realizar de 17 a 22 de maio em La Paz, na Bolívia. Cerca de 600 criadores de diversos coletivos prometem reencantar o continente trocando gentilezas, aromas, sabores e experiências culturais ao longo do trajeto até o coração da América Latina. No Brasil, a mobilização foi a tônica da 1ª Reunião Preparatória ao Congresso, realizada nesta terça-feira (19), no Instituto Pólis, na capital paulista.


.
.
A 1ª Reunião Preparatória ao Congresso foi realizada nesta terça-feira (19), no Intituto Pólis, na capital paulista. Foto: Casa Fora do Eixo
Sob o lema “cultura, descolonização e bem viver”, as caravanas culturais de grupos e redes provenientes da América Central e América do Sul se encontrarão no dia 17, data de abertura do Congresso, em El Alto, o “cinturão indígena” que fica a uma altitude de quatro mil metros no altiplano, e descerão todas juntas até La Paz.
 
O objetivo é fortalecer os processos de cultura viva comunitária na América Latina e conscientizar sobre a necessidade de novos modelos de políticas públicas que apoiem e multipliquem estas iniciativas nas comunidades e territórios do continente. Entre as principais bandeiras está a destinação de pelo menos 1% dos orçamentos governamentais para o setor cultural em todos os países latino-americanos.

No Brasil, “estamos construindo uma caravana preparatória nacional que passe por cidades importantes que estão fazendo processo de mobilização para o Congresso, incorporando na pauta a campanha pela aprovação da Lei Cultura Viva no país”, informa Alexandre Santini, do Laboratório de Políticas Culturais da UFRJ. "Festas, debates, mobilizações e encontros devem pipocar pelos próximos dois meses."

Segundo o poeta, sociólogo e diretor do Instituto Pólis, Hamilton Faria, “a viagem brasileira até La Paz será uma caravana de 'multitudes'. Iremos de ônibus, de avião, a pé, promovendo o reencantamento da América Latina através da cultura viva”.

Entre os participantes da 1ª Reunião Preparatória do Brasil estavam o coordenador do Ponto de Cultura Galpão Cultural Arte em Construção (Instituto Pombas Urbanas), Adriano Mauriz; e o historiador, escritor e gestor de políticas públicas, Célio Turino; além de dezenas de representantes de pontos de cultura de diversos estados do país. 

Como participar

O  primeiro passo é se inscrever para o 1º Congresso Latino-Americano Cultura Viva Comunitária através do email congresoculturaviva@gmail.com. No email devem constar o nome completo do participante, a rede, coletivo, ponto de cultura, organização ao qual pertence, e o número de participantes por organização.

O email acima também serve para solicitações de cartas-convites, propostas de oficinas, exposições, apresentações artísticas ou espaços de formação gratuitos que possam ser oferecidos como parte da programação do Congresso. É necessário, no entanto, especificar as condições e a infraestrutura necessária para cada iniciativa de modo que seja possível prever os aspectos logísticos.

Informações sobre as atividades e horários do Congresso estão disponíveis disponíveis no site www.culturavivacomunitaria.org e no email info@culturavivacomunitaria.org. Em breve os organizadores informarão sobre custos e oportunidades de alojamento e alimentação em La Paz para a semana do evento, bem como os endereços dos espaços que sediarão as atividades.

Vale lembrar que a vacina contra a febre amarela deve ser tomada obrigatoriamente pelo menos dez dias antes da entrada na Bolívia. 

Confira abaixo a íntegra da 1ª Reunião Preparatória do Brasil ao Congresso, transmitida pela Pós-TV, e saiba mais sobre como participar deste processo:


O Congresso

O 1º Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária envolverá espetáculos, intercâmbios com organizações culturais, conferências, debates, feiras, oficinas, cortejos e ações de rua, mobilizando mais de 10 mil pessoas em La Paz.

O evento marca a continuidade de um processo de articulação continental, desenvolvido nos últimos 10 anos, com o objetivo de fortalecer e dar visibilidade a mais de 120 mil experiências populares de atividades culturais e comunitárias que existem no continente. 

Atualmente esta articulação mobiliza cerca de 200 milhões de pessoas em eventos e oficinas, trabalhando intensamente junto às comunidades e territórios e já conquistou leis de reconhecimento adequado por parte das políticas públicas e legislações culturais em pelo menos 11 países da América Latina. 

Este processo deu origem ao Coletivo Latino-Americano Plataforma Puente Cultura Viva Comunitária, articulado a partir da iniciativa de centenas de organizações e redes. 

Serviço:
1º Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária
Data: 17 a 22 de maio
Local: La Paz (Bolívia)
Inscrições: congresoculturaviva@gmail.com
Informações: info@culturavivacomunitaria.org
Página: www.culturavivacomunitaria.org
Facebook: http://www.facebook.com/pages/Lei-Cultura-Viva/411276908942032 

Por Carla Santos,
De São Paulo (SP)

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário