Crato: Folia, Brincadeira e Tradição: Dia de Reis!


Um ano de muitas mudanças e novidades.  É assim que a nova gestão da Secretaria de Cultura do Crato oferece as boas-vindas à cidade. E já no dia 06/01, Dia de Reis, a Secretaria de Cultura prepara uma programação especial para dar ensejo às suas ações. Retomando as antigas folias e brincadeiras de Reis, diversos grupos de tradição tomarão as praças do Crato em cortejo pelas ruas principais. 


Segundo Dane de Jade, Secretária de Cultura do Crato, essa ação reafirma a identidade cultural caririense em que a cultura se alimenta essencialmente das tradições. “Precisamos caminhar na luta para salvaguardar o patrimônio cultural brasileiro, revigorar nossas manifestações e mantê-las por meio de ações coletivas. São dessas tradições que a cultura se alimenta. A cultura possui o que se costuma chamar de fecundidade, ela tem a capacidade de dar origem, de propiciar algo, de instigar”.

Serão seis reisados, duas bandas cabaçais, maneiro pau, duas lapinhas e três grupos de coco. A ideia é transformar ruas e praças em um grande terreiro, tais quais os quintais dos mestres da cultura.  O intuito é vivificar as manifestações tradicionais da cultura popular apresentando seus saberes, seus fazeres, suas danças e seus movimentos encantatórios, numa grande roda com a participação intensa do público. Essa ação tem parceria com o SESC-Crato.

Programação do Cortejo da Tradição:
Concentração - Local: Praça Siqueira Campos. Horário-16h: 30min.
Louvação do Divino - Local: Igreja da Sé. Horário- 18h: 00min
Folia de Reis - Local: Praça da Sé. Horário-18h: 30min


Reisados:
Mestre Aldenir
Mestre Antonio Carreiro
Mestre Galego
Mestre Tico Barbosa
Reisado dos Irmãos

Cabaçal:
Irmãos Aniceto
Padre Cícero

Cocos:
Batateira
Muriti (D. Lucinha)
Scam

Maneiro Pau de Mestre Cirilo (Adulto e Mirim)

Lapinha:
Belas Artes
Mestre Zulene

Ver matéria na TV Verdes Mares Cariri 


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário