Griôs em ação no Brasil


Griôs, Parlamentares, Minc, artistas educadores e Pontos de Cultura homenageam Abdias do Nascimento

artigos
O Laboratório Cultura Viva, a Rede Ação Griô, o Núcleo Interdisciplinar de Narradores Orais e Agentes Culturais (NINA), a Rede Afroambiental e o Pontão de Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro convidam para o lançamento do Laboratório de Políticas Culturais - Universidade Griô Campus Rio, entre os dias 20 e 22 de Outubro de 2012, na Escola de Comunicação da UFRJ - Campus Praia Vermelha.
Trilhas, aula espetáculo, círculo de cultura e a transmissão web de inauguração do programa Rádio Griô estão entre as atividades do Lançamento. As atividades contarão com presença de mestres e griôs de tradição oral de todo o país, griôs aprendizes e educadores, como preparação coletiva para o evento de lançamento do Laboratório de Políticas Culturais e a retomada da pressão pelo desenvolvimento das políticas públicas de fortalecimento da identidade e ancestralidade do povo brasileiro.
A Rede Ação Griô reúne 100 mil estudantes, griôs, mestres, pontos de cultura e comunidades na valorização da cultura de tradição oral em diálogo com a educação formal. Ela foi criada como política pública em 2006 pelo Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô, da cidade de Lençóis (BA) em parceria com o Programa Cultura Viva, da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

Lançamento

encontroplanejamento
Encontro de Planejamento da Universidade Griô em Leçóis (BA)
O Laboratório de Políticas Culturais será uma ação de pesquisa e extensão com gestão compartilhada entre Universidades Públicas e movimentos sociais para elaborar, programar, hackear e implementar políticas públicas para a Cultura no Brasil.
A primeira ação do projeto tem como objetivo fortalecer a experiência da Rede Ação Griô, no diálogo entre a tradição oral e a educação formal.
O lançamento do Laboratório de Políticas Culturais acontecerá no dia 22 de outubro a partir das 16 horas, no Teatro de Arena da UFRJ, e contará com a presença da Presidente da Frente Parlamentar de Cultura do Congresso NacionalJandira Feghali, a Secretária de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura Márcia Rollemberg, mestres e griôs representanntes da Comissão Nacional dos Griôs e Mestres de Tradição Oral, o cantor, compositor e Secretário de Cultura da Paraíba- PB Chico César, o rapper GOG (DF) e a cirandeira Lia de Itamaracá (PE).
Na ocasião será encenada uma aula-espetáculo sobre a história de vida do jornalista, senador e teatrólogo Abdias do Nascimento, um dos maiores intelectuais afrodescendentes do Brasil e do Mundo.

Histórico

printfer
Assista a reportagem sobre o Seminário Ação Griô que aconteceu em Porto Alegre
De 2006 a 2010, os principais resultados da Ação Griô foram: a criação e lançamento de dois editais de bolsas de incentivo a mestres Griôs e griôs aprendizes, com o investimento de R$ 7.500.000 de recursos públicos; 25 encontros regionais e nacionais de capacitação, avaliação e planejamento com mais de 5.000 pessoas.
Estes, formaram a primeira rede nacional de educação e tradição oral e a comissão nacional dos griôs e mestres que criou a lei griô nacional, hoje em tramitação no congresso nacional e na assembléia legislativa da Bahia, Paraíba e Rio Grande do Sul.
aderbal
bandeira_2
otto

Confira a programação

grio1

20 de outubro (sábado)

10h | Laguinho | ECO/UFRJ - Campus Praia Vermelha
Acolhimento da Comissão Nacional de Griôs e Mestres de tradição oral e do Rio de Janeiro
10h30 | Laguinho | ECO/UFRJ - Campus Praia Vermelha
Vivência da Pedagogia Griô
Convidados: Pontos de Cultura, entidades, coletivos e griôs e mestres de tradição oral da regional do Rio de Janeiro e Universidade Griô Campus Rio/UFRJ
Facilitador: Márcio Griô
16h | Sala Oduvaldo Vianna Filho | ECO/UFRJ - Campus Praia Vermelha

#PosTV: Rádio Nacional Griô ao Vivo; Um programa de auditório sobre a Universidade Griô/Campus Rio - Educação, Tradição Oral e Políticas Públicas
Convidados: Jandira Feghali - Presidente da Frente Parlamentar de Cultura do Congresso Nacional; Chico César - Secretário de Cultura da Paraíba; Comissão Nacional dos Griô e Mestres de Tradição Oral; Lia de Itamaracá; Mestre Alcides - CEACA; Mestre Doci - Escola Viva Olho do Tempo; Mestre Fatinha- Jongo de Pinheiral; Mãe Lucia- Terreiro São Jorge da Goméia-Bankoma; Marcio Griô; Lilian Pacheco
Facilitadores: Marcelo das Histórias e Alexandre Santini
20h | Nova Iguaçu
_Caminhada da Comissão
 Nacional dos Griôs e Mestres de Tradição Oral à comunidade de tradição oral de terreiro do Rio de Janeiro._
batuque

Dia 21 de outubro (domingo)

11h | Parque Nacional da Tijuca
Trilha Griô Oku Abo
__Caminhada na Floresta da Tijuca com base na tradição de origem Uorubana da cultura de Orixá, vivenciando os significados sagrados e toda a história de preservação e encantamento realizados pelos africanos ao longo da história. O Oku Abo contribui para a preservação ambiental e facilita o combate ao preconceito que alguns segmentos sociais ainda nutrem contra as práticas religiosas afro-brasileiras.
Cuidador: Mestre Aderbal Ashogun
16h | Sala Oduvaldo Vianna Filho | UFRJ - Campus Praia Vermelha
Roda de conversa: Lei Griô Nacional e Estadual
Comissão Nacional de Griôs e Mestres e Rede Ação Griô Regional Rio
18h | Sala Oduvaldo Vianna Filho | UFRJ - Campus Praia Vermelha
Vivência da Aula Espetáculo “Abdias Exú nas trilhas griôs do Quilombismo”
Facilitadores: EnCena Griô e Gig Griô da ECO/UFRJ
postvgrio

Dia 22 de outubro (segunda-feira)

14h | Twitaço #LeiGrio #LeiCulturaViva
Campanha do Movimento Social das Culturas para aprovação da Lei Cultura Viva e Lei Griô
16h | Sala Oduvaldo Vianna Filho | ECO/UFRJ - Campus Praia Vermelha
PosTV: Rádio Nacional Griô ao vivo
Programa de auditório com agentes culturais, gestores públicos, articuladores de redes, pesquisadores e mestres de tradição oral em diálogos sobre o escopo de temas e ações do Lab de Políticas Culturais/ECO UFRJ: Culturas para o bem comum #UniversidadeGriô # Direitos Sociais da Cultura x Lei 8666 #LeiGriô e Lei Cultura Viva #Cultura Viva Comunitária
Convidados: Comissão Nacional dos Griôs e Mestres de Tradição Oral do Brasil, dos Rappers GOG e Gaspar do Záfrica Brasil, Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural Marcia Rollemberg , Ivana bentes - Diretora da Escola de Comunicação da UFRJ, Lilian Pacheco - Criadora da Pedagogia Griõ, Marcio Caires da Ação Griô e Presidente do Conselho de Cultura da Bahia, Pablo Capilé e Carol Tokuyo - Universidade Livre Fora do Eixo , Jorge Blandon - Plataforma Puente - Cultura Viva Comunitaria , Thiago Vinícius - Agência Solano Trindade, Andila Kaingang e povos indigenas da Aldeia Maracanã.
19h | Laguinho | ECO/UFRJ - Campus Praia Vermelha
Celebração de Encerramento
Treme Terra Esculturas Sonoras, orquestra de atabaques, uma interação estética das danças, cânticos, arte e ritmos do candomblé com as participacões especias de Lia de Itamaracá e dos Rappers GOG e Gaspar do Záfrica Brasil.

Contatos

(21) 8098 1149 Alexandre Santini
(21) 83136813 Marcelo das Histórias
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário