Suinos em Alta

SUINOS EM ALTA
Bairrismo, barrão, são palavras bem verdades de semias distintas, contudo há algo a que as locupletam?, se não vejamos; bairrista diz respeito segundo (Silveira Bueno 1996)” defensor dos interesses do ‘bairro’ ”, segundo o mesmo autor,barrão quer dizer porco novo,não castrado,varrão que denota ser vigoroso,viril, bem agora espírito de porco!!!,não entendo bem qual a relação ou pelo menos ela não se estabelece, para mim está alcunha cabe aquelas pessoas vis, que sentem prazer em promover a discórdia e torcem pela a derrocada dos planos alheios, enfim, um dos piores predicativos a ser dado a uma pessoa, quanto mais ao povo do “Bairro”.
A EXPOCRATO está para o Crato como o Padre Cícero para juazeiro do Norte. São riquezas , valores que atravessam gerações e por isso já fazem parte da cultura desses povos. Há!, Mais a EXPOCRATO continuará no Crato! Contudo esse não é o contra-argumento, pois, a exemplo de quando retiraram os restos mortais dos índio Tremembé em jaguaribara, retiraram dali não só o material inerte, retiraram os restos mortais de um local que representava as referências históricas, culturais e religiosas de um povo, sua identidade foi burlada.
Naquele picadeiro, por traz das baias dos cavalos e dos bois, temos sinestesicamente as lembranças do primeiro beijo, a primeira namorada e tantas outras lembranças que não só minhas, mais de um povo, da história desse povo. Desde o saudoso Pedro Felício que a área ociosa para o ginásio poli esportivo da URCA serve para a lucrosa atividade de estacionamento, já faz tanto tempo.... A URCA é de fato um outro grande patrimônio desse “bairro” conquistado a lágrimas e com muito suor, inclusive a do magnífico reitor atual. Se é necessário o crescimento da URCA é de fato indiscutível, nosso povo cresce e com eles suas expectativas, suas aspirações, seu conflitos, enfim, a dinâmica da própria sociedade exige a sintonia natural com os processos sociais que se estabelecem.
A URCA é de fato é da região é do Cariri, portanto, ela pode crescer sim, no próprio crato, há tantas áreas ociosas ou abandonadas do estado na região, como por exemplo as áreas próximas ao estádio Mirandão, no próprio Parque a julgar pela grandiosa área ociosa que faz limite com o bairro mutirão até a área nobre do Parque a dos shows, crescer para Barbalha, para juazeiro, para Missão Velha, verticalizar seus prédios, dêem recursos que a URCA crescerá e com ela o Ensino a Pesquisa e a Extensão.
Contudo não nos acoem, pois diferente dos escorpiões, segundo o folclore que suicida-se diante do fogo encurralador, partiremos para o embate na defesa de nossa identidade, de nossa cultura e por fim defenderemos o nosso bairro sim!! Com um espírito AGUERRIDO que nos é peculiar e não há de um PORCO.


Samuel Duarte Siebra
Professor e acadêmico Enfermagem-URCA
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário