"Ousadas” será exposta no CCBN de Sousa


A exposição propõe lançar ao público a reflexão sobre os espaços que a mulher vem ocupando na contemporaneidade mesmo com a presença forte do machismo e a banalização da imagem feminina.




Por Sarah Menezes

“Ousadas”, exposição do artista plástico Alexandre Lucas, estará no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN) de Sousa, na Paraíba, a partir do dia 6 de junho às 19h00. A proposta do artista, com esse novo trabalho, é tentar mostrar um olhar sobre a emancipação feminina.

A exposição é composta por uma coletânea de 24 infogravuras de mulheres trabalhadoras do convívio do artista no tamanho 80cm X 60cm, em papel fotográfico, produzidas com os programas Word e Paint. Foi usada a técnica de descoloração, recortes, junções e recolorações nas fotos digitalizadas que evidenciam características que apontam um universo marcado pela luta emancipacionista e dilemas da contemporaneidade feminina.

Também será exposta uma coluna que contém fragmentos de textos do movimento feminista sobre as torturas do período da Ditadura Militar, lutas, conquistas e a poesia feminina engajada.

Como a maioria das obras de Alexandre Lucas, o público poderá interagir com o trabalho complementando a frase “Quem ousa...”, que deverá ficar em uma das paredes centrais da Galeria. Segundo ele, o intuito é fazer com que o público participe e que possa se sentir parte do trabalho.


“‘Ousadas’ é um convite à reflexão sobre o papel da mulher proletária numa sociedade dividida em classes sociais antagônicas e machistas. Mesmo as mulheres ocupando os recintos de decisão do poder e da economia do país, ainda permanecem vivos resquícios do machismo, violência contra a mulher e a concepção de que lugar de mulher é na cama e no fogão”, concluiu o artista.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário