Escola Presidente Vargas no Crato recebe palestra de Africano


Ex-integrante do Exército Revolucionário de São Tomé e Príncipe, professor João Luiz do Nascimento Mota abordará “desigualdade racial”, nesta quarta-feira.


O projeto “Africa como objeto de inclusão – Somos todos africanos” desenvolvido pelos professores Francisco Erinaldo de Brito Alexandre e Isylla Mônica Alves Nunes na EEFM Presidente Vargas, na cidade do Crato terá sua culminância nesta quarta-feira (10), a partir das 19 horas. O evento contará com apresentações de trabalhos dos alunos, exposição de objetos da cultura africana, recital de poesia e contará com uma palestra sobre o tema “Desigualdade Racial”. O projeto tem o suporte do Núcleo Gestor da Escola que atualmente é composto pelos professores Cícero Esmeraldo. Ana jaqueline de Brito e Geraldo Ribeiro de Souza.
A palestra “Desigualdade Racial”. será proferida pelo africano, pesquisador e militante do Movimento Negro, professor João Luiz do Nascimento Mota, integrante do Grupo de Valorização Negra do Cariri – Grunec e atual Pró-reitor de Ensino e Graduação da Universidade Reginaldo Cariri – URCA. Mota também participou do processo de libertação do povo de São Tomé e Príncipe contra a dominação colonial portuguesa, integrando o Exército Revolucionário de São Tomé e Príncipe no período de 1970 a 1986 e a partir de 1975 foi nomeado chefe de gabinete do Ministro da Defesa e Segurança Nacional.
A palestra faz parte das ações do Projeto Leituras Negras desenvolvido pelo Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC , ligado a Pró-Reitoria de Extensão da URCA que visa fortalecer as discussões sobre as temáticas do movimento negro e da implementação da Lei Federal 11.645 que torna obrigatório no currículo oficial da rede de ensino a temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena". Essa é a primeira edição do Projeto Leituras Negras que será desenvolvido diretamente nas escolas, anteriormente as palestras eram realizadas na Universidade. A intenção é que seja criada uma pagina virtual para que as diversas organizações do movimento negro nacional e regional, além dos pesquisadores e instituições culturais possam divulgar seus eventos, pesquisas e artigos sobre a temática étnico-racial.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário