Agentes de Saúde do Cariri realizarão manifestação nesta quarta-feira

“Prefeituras do Cariri não fazem repasse de recursos do Ministério da Saúde para ACS” afirma Maria Marli, diretora da CTB (foto)

Agentes Comunitários de Saúde – ACS de treze cidades da região do Cariri realizarão manifestação conjunta nas cidades de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte nesta quarta-feira, dia 13. A categoria reivindica o repasse do incentivo financeiro que é destinado pelo Ministério da Saúde.

Cada Município recebe por cada Agente Comunitário de Saúde - ACS o valor de R$ 581,00. Além de uma parcela extra no mesmo valor no final do ano. Esses recursos são destinados para a valorização e incentivo destes profissionais e custeio de material de trabalho, como fardamento, balança, bicicleta, protetor solar, etc. No entanto, a categoria denuncia através do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Ceará – Sind-Saúde, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil CTB e as Associações dos Agentes Comunitários de Saúde da Região que as prefeituras das cidades de Assaré, Altaneira, Barbalha, Campos Sales,Crato, Grangeiro, Jardim, Juazeiro do Norte e Santana do Cariri não pagam nenhum valor aos ACS e que as prefeituras de Antonina do Norte e Farias Brito pagam um valor irrisório que a categoria chama de “esmola”.

A categoria reivindica que 50% dos recursos repassados por cada ACS pelo Ministério da Saúde sejam destinados esses profissionais da Saúde.

O Prefeito do Juazeiro do Norte, Manoel Santana marcou audiência com representantes da categoria e assessoria jurídica do Sind-Saúde, no dia da manifestação, às 11h30min, no Memorial Padre Cícero. A categoria avalia como negativa a escolha do atual Secretário de Saúde da Cidade, Giovani Sampaio.

A concentração da manifestação ocorrerá a partir das 8h00min, na Praça da Sé, no Crato e em seguida sairá em carreata para a cidade de Barbalha e encerrará em Juazeiro do Norte.
A expectativa é reunir ACS das cidades de Assaré, Altaneira, Crato, Campos Sales, Missão Velha, Caririaçu, Barbalha, Juazeiro do Norte, Farias Brito, Nova Olinda, Potengi, Araripe e Várzea Alegre.

Serviço:
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Ceará - Sind-Saude Delegacia Regional Cariri (88)3523-1849
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário