Cabaré é selecionado para exposição no Centro Cultural do BNB Cariri

Foto: Constance Pinheiro

O Coletivo Camaradas teve o trabalho “Cabaré – Memórias de uma vida” selecionado para exposição no Centro Cultural do Banco do Nordeste - Unidade Cariri. A exposição trata-se de um trabalho de pesquisa sobre a memória da antiga zona de prostituição do Crato, instituída por ordem judicial em 1952. Localizada na comunidade conhecida como o Gesso, que também receber outras denominações como Cabaré, Brega e Ganga abrangendo duas ruas e quatro quarteirões, em que cada casa era um bar ou tinha quartos para a locação de sexo. Os grandes salões de dança, ou “cabarés grandes” como eram mais conhecidos tinham até orquestras como é o caso dos “cabarés de Manezinho, Zé dos Prazeres e Vitorino” que tiveram o seu declínio no final da década de oitenta do século passado. No entanto, mas que uma zona de prostituição, o Cabaré foi um espaço de sobrevivência de famílias, inclusive crianças residiam no local e durante todo esse período o Gesso foi excluído do processo de políticas públicas. Só em 1991 a população do local encontra apoio social, através da ação da sociedade civil com a implantação do Projeto Nova Vida que atualmente atua na área da cultura, do lazer, da educação, da profissionalização e geração de renda.
De acordo com os membros do Coletivo Camaradas, o trabalho será desenvolvido a partir do olhar da própria comunidade e o intuito é resgatar a memória do espaço que sofreu e sofre com a inexistência de políticas públicas.
Toda a memória do espaço deverá ser resgatada, o que inclui objetos, oralidade e fotos da época. Portanto quem tiver fragmentos dessa história pode contribuir enviando informações para o e-mail: coletivocamaradas@gmail.com
Um trabalho inicial já foi feito pelos artistas Alexandre Lucas, Constance Pinheiro e Waléria Américo, o que inclui oficina e registro fotográfico e filmagens.
Nos próximos dias os Camaradas deverão visitar a Comunidade para conversar com a população sobre a exposição.


Serviço:
http://www.coletivocamaradas.blogspot.com/
e-mail: coletivocamaradas@gmail.com
(88) 92485255 – Alexandre Lucas
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário