PSF do Crato em Greve - Uma luta que vai além de salários

Trabalhadores do PSF - Crato
"A Associação dos Profissionais do Saúde da Família - APSF - do município do Crato-CE, vem a público divulgar e solicitar publicação de texto abaixo, no sentido de informar e esclarecer à comunidade de uma forma em geral quanto a luta travada pelos profissionais do PSF ( Médicos, Enfermeiros e Dentistas) desde a criação da associação em meados de junho de 2007.
Nesse momento todos os profissionais encontram-se em estado de greve, respeitando a lei 7.783 de 28 de junho de 1989, em um movimento reivindicatório por reajuste salarial digno, melhores condições de trabalho, insalubridade e plano de cargos, carreiras e salário.



"PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE CRATO EM GREVE


Há pouco mais de 01 ano médicos, enfermeiros e dentistas do Programa de Saúde da Família (PSF) de Crato, concursados e contratados, iniciava seu pleito reivindicatório junto à administração municipal, através de entidade representativa, a APSF (Associação de Profissionais de Saúde da Família).

Os pontos reivindicados concernem principalmente à remuneração e condições de trabalho.

Quanto à remuneração, pleiteia-se um reajuste salarial que em princípio reponha as perdas salariais de 10 anos sem aumento significativo, além de buscar isonomia com os demais municípios circunvizinhos.

Não é aceitável que uma cidade do porte do Crato, com sua importância histórica na prestação de serviços de saúde no cariri praticar remuneração não condizente com o desenvolvimento sócio-econômico que ora se anuncia. É bom lembrar que o Crato outrora foi o grande pólo de referência em serviços de saúde para toda a região centro-sul do Ceará e interior de outros estados. Hoje, assistimos ano após ano crescer a influência de outras cidades, como Barbalha e Juazeiro, enquanto o Crato delas se torna dependente para obter vários serviços na área de saúde, com flagrante diminuição do seu poder de resolutividade. Tal situação só não acontece na assistência básica, pois o PSF tem cumprido seu papel na melhoria de todos os indicadores de saúde do município a despeito das condições não adequadas de funcionamento.

No Crato, registra-se os piores salários da região do cariri, de tal forma que tem sido difícil atrair e fixar profissionais qualificados e realmente compromissados com a filosofia do PSF, que preza o benefício da população. Há portanto necessidade de valorização destes profissionais, além do fornecimento de condições de trabalho adequadas. Neste particular reivindica-se melhorias nos postos de saúde, no fornecimento de medicações e insumos e transporte seguro e eficiente das equipes. Tais reivindicações não podem ser interpretadas como intransigência, a luta é pela classe em favor da população.

Chegou-se ao estado de greve após a insensibilidade da administração às reivindicações do movimento e a falta de contraproposta, ponto crucial para o balizamento e avanço das negociações. Neste momento, continuamos acreditando na possibilidade de resolução do impasse, mediante um reajuste na logística orçamentária que não prejudique nenhuma das partes, em especial a parte mais sensível, a população, razão da existência do próprio PSF.

Estamos abertos à negociação e ansiosos pelo desfecho favorável, que pode ser firmado exclusivamente pelo único e maior responsável, o prefeito.


Associação dos Profissionais de Saúde da Família"
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

2 comentários

Clique aqui para comentários
Anônimo
Administrador
1/25/2009 ×

Solidariedade é a melhor expressão da nossa concordância. Parece ser uma situação preponderante no país essa falta de respeito para conos- co.É preciso observarem nossa condi- ção de elementos estratégicos para o sucesso do PSF. Penso que o MS deve- ria regulamentar as condições míni- mas de trabalho,um piso salarial dí gno,carga horária padrão obrigató- ria e exequível, FISCALIZAR e PUNIR. Desejo contato organização APSF nosso Estado MA.
Henrique Cardoso: hcardoso23@gmail.com

Responder
avatar
Anônimo
Administrador
1/25/2009 ×

Solidariedade é a melhor expressão da nossa concordância. Parece ser uma situação preponderante no país essa falta de respeito para conosco.É preciso observarem nossa condi- ção de elementos estratégicos para o sucesso do PSF. Penso que o MS deve- ria regulamentar as condições míni- mas de trabalho,um piso salarial dí gno,carga horária padrão obrigató- ria e exequível, FISCALIZAR e PUNIR. Desejo contato organização APSF nosso Estado.

Responder
avatar
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário