Quem é esse camarada?

Alexandre Lucas Silva, 28 anos, natural do Crato-CE. pedagogo, poeta, artesão e artista plástico teve seus primeiros contatos com a produção artística e artesanal na infância por influência do meio familiar marcado pelo corte do couro e do tecido, das batidas dos tambores e adereços carnavalescos, dos trabalhos decorativos e utilitários da casa da sua avó, além do ambiente propício, o quem vem marcar essa possibilidade artística é essencialmente a liberdade para inventar e manusear o processo de sua criação. Em 1989 participa de cursos de pintura em tela e cerâmica fator decisivo no seu estilo de pintura abstrata. Na década de noventa envereda pelo caminho da poesia, da pintura abstrata, do recorte/colagem e do artesanato em couro, papel e pintura em cerâmica ministrando cursos para instituições públicas e participando de exposições coletivas ao ar livre, como o Arte na Praça – Juazeiro do Norte/1997, além de exposições de resultados de oficinas. Neste período ingressa na Associação dos Artistas e Amigos da Arte – AMAR e na Associação dos Artesãos do Crato – AAC e Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do São Miguel/Crato. Em 2003 elabora e coordena Projeto Cabeça – Jornal do Cariri que consiste num espaço destinado a divulgação de trabalhos literário e visual produzido pelo público juvenil. Em 2004 desenvolve o Projeto Todo Tipo de Leitura – uma proposta plural de biblioteca no Liceu Estadual do Crato conseguindo montar uma biblioteca escolar aberta ao publico em geral com acervo diversificado de mais de 4.000 obras. Em 2005 começa a sua experiência com a arte contemporânea, realizando as seguintes exposições/instalações: DESEJOS/ Museu Histórico do Crato; DESEJOS – Semana de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri – URCA; Subindo pelas Paredes (instalação com poesias eróticas), Mostra Cariri das Artes; Um passeio Surreal – URCA, Caminhos Eróticos, Bar e Restaurante Flor de Piqui. Neste período participa de duas Performances Poéticas SESC Crato e Juazeiro do Norte, Roda do Kiri, Mostra Cariri das Artes, além de diversos sarais “caseiros”. Em 2006 produz a instalação/interativa Publico X, URCA e ministra a oficina Percepções de Imagens para o curso de pós-graduação em Arte-Educação/URCA; apresenta performances em bares como Trailler do George ( tendo realizado duas performances, a primeira o poeta recitou em cima de um balcão e a segunda no topo de uma árvore) e Bistrol e participa do portal Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br/autores/alexandrelucas). Atualmente desenvolve trabalhos para o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte – NEPEA/URCA, tendo elaborado o projeto Arte na URCA que consiste em tornar didática arte contemporânea e possibilitar a aproximação entre artista/obra/público; além de articular o sarau “Sararau” e as oficinas de arte deste Núcleo.
Entre em contato com Alexandre Lucas: alexandrelucas65@hotmail.com
Proxima
« Anterior
Anterior
Esta é a página mais antiga

2 comentários

Clique aqui para comentários
Teobaldo65
Administrador
5/02/2007 ×

SOU MUITO GRATO POR SER AMIGO DO CAMARADA ALEXAMDRE E DE TER VIAJADO COM ELE PARA VÁRIOS CONGRESSOS DE ESTUDANTES QUANDO ERAMOS SEGUNDARISTAS E POR SER COMUNISTA IGUAL A ELE!! ALEXANDRE É UMA DAS PESSOAS MAIS EXTRAORDINÁRIOS QUE A REGIÃO DO CARIRI TEM!! CONTINUE SEMPRE ASSIM CAMARADA... SAUDAÇÕES SOCIALISTAS

Responder
avatar
Ana Carla
Administrador
5/02/2007 ×

Parabéns pelo trabalho!!! Vc é um grande artista, além de uma excelente pessoa!! É muito bom saber que ainda existem pessoas como vc! Parabéns!

Responder
avatar
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário